Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado25°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Escadaria histórica da Escola Danton de Canela vira obra de arte ao ar livre

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Escola Estadual De Ensino Médio Danton Corrêa Da Silva de Canela é uma das mais tradicionais do Estado e, com 58 anos desde a fundação, tem forte ligação com moradores e ex-alunos que por ela passaram durante seus estudos.

São milhares de estudantes nestas quase seis décadas e, sem dúvidas, um dos locais históricos de referência para todos é a escadaria que liga os dois prédios da escola.

A escadaria, com 40 degraus, foi transformada este mês em uma obra de arte com muita cor, motivações e referências aos livros, além de homenagem a importantes autores gaúchos.

A ideia foi trazida pela diretora Leandra dos Santos que comanda a escola há 9 anos. Ela viu uma foto de uma escola no Líbano e teve a ideia de fazer o mesmo em Canela. Uma das professoras da escola, Nathalia Martins Vieira da Silva, é casada com o artista plástico cubano, Lázaro Loiser Sánchez Diego, que é radicado no Brasil e decidiu oferecer a pintura de forma voluntária para a escola e alunos.

A direção vem fazendo melhorias na escola e na escadaria e o artista, após visitar o espaço há dois meses, viu o desafio e iniciou os trabalhos. A concepção partiu da criação de um desenho que remeteu a uma prateleira de livros com várias temáticas. Uma parte, com homenagem a escritores gaúchos consagrados como Mario Quintana, Lya Luft, Luis Fernando Veríssimo, Martha Medeiros, Paixão Cortes entre outros.

O demais degraus receberam temas de incentivo social, educação, incentivo à reflexão dos alunos e incentivo para a leitura. A técnica usada foi pintura em óleo que garante maior longevidade da obra. Foram mais de sete dias pintando a escadaria e fazendo cada detalhe com muito carinho, pensando nos alunos. A escola cedeu as cores primárias e o artista foi criando cores mais vivas que pudessem provocar impacto aos alunos e visitantes.

Para mim foi um trabalho importante, social e presente para a comunidade. Esta obra reflete a importância da leitura para a vida, para fugir um pouco da internet e entrar neste mundo dos livros como símbolo de aprendizagem”, conta o professor de 33 anos que mora no Brasil há cinco anos e também foi professor de artes em Cuba.

Hoje a escola tem cerca de 300 alunos que estão indo para aulas de forma presencial, 30% do total. A professora Paula Postal Pacheco conta que os alunos se identificam com a obra e se sentiram valorizados. “Eles adoraram, cuidam da escada e a obra melhorou a auto estima de todos da comunidade escolar”, disse.

Várias gerações de moradores de Canela estudaram na Escola Danton, e a escadaria está na memória afetiva de todos. “Muitas pessoas da comunidade se conheceram aqui, iniciaram relações de amizade e até casamentos tendo a escola e a escadaria como pano de fundo. Valorizamos muito este presente e queremos agradecer o trabalho voluntário do artista que foi incansável”, fala a diretora Leandra.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade