Acontece Gramado

Ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 13 de julho, a apresentação das novidades do 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O evento acontece de 13 a 21 de agosto e seguirá os moldes implementados na edição anterior, mesclando o digital com a televisão.

A transmissão das novidades foi ao vivo pela TVE e pela internet, com a apresentação dos jornalistas Roger Lerina e Marla Martins.

Novidades foram apresentadas em transmissão ao vivo pela TVE. Créditos: Divulgação.

Tiveram destaque o formato do evento para 2021, as novidades, surpresas e já o início do planejamento da edição de 2022, quando Festival de Cinema de Gramado terá a 50ª edição.

SELEÇÃO DA MOSTRA COMPETITIVA

Foram anunciados na apresentação os filmes que concorrem às Mostras Competitivas de Longas-metragens Brasileiros, Estrangeiros e Gaúchos, Curtas-metragens Gaúchos e Brasileiros. Só para os curtas nacionais, por exemplo, foram mais de 500 produções inscritas. Já para a seleção dos longas nacionais e latinos, foram 200 longas para chegar aos sete nacionais e quatro estrangeiros selecionados.

Ao todo, em todas as categoria, foram 893 filmes inscritos de dez países e 24 estados do país.

O Festival é oportunidade de desfrutar de novos filmes e o melhor das produções que estão sendo realizadas“, disse a curadora Soledad Villamil e Marcos Santuario.

Viver o Festival é mais do que ver filmes; Marcos Santuario, curador do Festival de Cinema .

O evento mantém os projetos Educavídeo e  Gramado Film Market (que terá a 4ª mostra de filmes universitários). “Gramado sempre tem a preocupação de trabalhar também o cinema internamente. E por isso, o Educavídeo abre o evento este ano“, comentou a presidente da Gramadotur Rosa Helena Volk.

Rosa Helena apresentou também a implementação da Gramado Film Commission, órgão que oferecerá assistência para a realização de produções audiovisuais em Gramado.

HOMENAGENS: Este ano o evento não fará homenagens individuais e sim uma grande homenagem coletiva aos profissionais do audiovisual.

PREMIAÇÃO: Em parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, o evento anuncia também o aumento da premiação em dinheiro e ações de maior reconhecimento para as obras.

Participaram da transmissão o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e a presidente da Gramadotur (autarquia responsável pelo evento), Rosa Helena Volk e um dos curadores do Festival, Marcos Santuario.

O Festival de Gramado é uma vitrine importante para quem já tem sucesso ou quer fazer sucesso no segmento. Discutir o cinema, o festival sempre tem novidades e participações dos maiores e mais engajados produtores do país. Mantendo o universo de discussões e evoluções para o setor”, falou o curador Marcos Santuário.

A lista dos filmes selecionados para Mostra Competitiva do Festival está no site: http://www.festivaldegramado.net/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: