Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Passaporte vacinal poderá ser adotado em Gramado e Canela?

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O passaporte vacinal é um tema que ganha força nas últimas semanas nas principais cidades do país. A adoção desta ferramenta de controle já é uma realidade em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. E Gramado e Canela? O que se pensa e qual a tendência por aqui sobre esse assunto?

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, prefeituras estão começando a exigir que os visitantes e até moradores apresentem ‘passaportes sanitários’ para ter a entrada liberada em locais com média ou grande concentração de público.

O principal objetivo deste passaporte é incentivar a vacinação e garantir uma retomada segura de grandes eventos e da economia garantindo a liberação de uma maior presença de público. A medida também já funciona em locais como Nova York, Israel, Itália e França. Normalmente o passaporte é exigido em locais com capacidade para mais de 500 pessoas como casas noturnas, atrativos turísticos, shows, parques, jogos de futebol e outros. Mas, as regras variam de cidade para cidade.

Vale lembrar que qualquer brasileiro vacinado já pode emitir seu certificado digital através do Conecte SUS, emitindo o documento online em português, inglês e espanhol. É possível baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone ou pode acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. Há versões tanto para os sistemas operacionais iOS quanto Android. Para acessar, é preciso ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

Conecte SUS permite a emissão do certificado digital da vacina COVID a todos os brasileiros. Créditos: Divulgação.

Consultada sobre este tema pela coluna, a secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, destaca que, “estamos sempre avaliando todas as possibilidades e atitudes tomadas nos destinos turísticos. Por enquanto, estamos realizando os eventos de acordo com os protocolos, a exemplo do Festival de Cultura e Gastronomia, com bons resultados“.

Já o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, ao ser perguntado sobre o passaporte destaca que, “para nós é uma incógnita ainda. Se fossemos usar para eventos grandes em locais fechados e para uma grande quantidade de pessoas acho até válido. Mas, penso que exigir do turista em geral um passaporte é muito complicado porque nem todas as cidades estão aceleradas na vacina e nem todos já puderam tomar a vacina. Então criar o passaporte para poder frequentar lugares é muito complexo. Agora, se a pessoa não quer tomar o que a gente faz? Sou a favor da vacina, todo mundo tem que tomar a vacina, mas vivemos em um país democrático“. Segundo Ângelo, que também ocupa o cargo de presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), esta opinião é quase um consenso entre os secretários de Turismo de todo o país.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade