Dólar: R$ 5,23

Euro: R$ 5,58

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Vem aí um parque com 5 cânions e várias cachoeiras na Serra Gaúcha

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Está saindo do papel uma iniciativa que poderá mudar o Turismo no Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha, colocando São Francisco de Paula e Três Forquilhas como protagonistas no Brasil.

Os dois municípios estão criando um consórcio para explorar turisticamente o Complexo de Cânions Josafaz.

Este novo atrativo reunirá 5 cânions de beleza quase intocada sendo um deles o de maior extensão do Brasil: o cânion do Josafaz com mais de 14 km. Além do Josafaz entrarão no complexo os cânion Pedras Brancas, Tajuvas e outros que ainda nem tem nome.

Cânions de rara beleza e com cachoeiras fazem parte do complexo. Créditos: Divulgação.

Além disso, o parque contará com várias cachoeiras, algumas com 2 ou 3 vezes o tamanho da Cascata do Caracol de Canela. A quantidade de cachoeiras que farão parte do parque ainda não foram definidas.

Da Rota do Sol até o primeiro cânion a distância é de apenas 18 km.

O projeto foi apresentado na última semana em uma reunião entre a prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klippel Melo, o vice-prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira, vereadores, secretários e lideranças dos dois municípios que deverão fazer a regulação nos próximos meses.

O projeto prevê estrutura básica para acesso aos cânions com segurança e preservação do ambiente. O vice-prefeito Thiago Teixeira de São Chico destaca um aspecto importante desta parceria. “Queremos manter a essência do lugar, que com sua beleza intocada, pode ser considerado um oásis. Queremos construir uma pequena estrutura que permita algum conforto aos turistas e visitantes, mas sem ser invasivo e sem modificar o cenário e a paisagem. Queremos preservar e permitir que mais pessoas conheçam esse paraíso intocado”, destaca. 
 
As possibilidades de exploração para o Complexo de Cânions Josafaz são consideradas enormes e com potencial internacional e passam pelo turismo de aventura, turismo de contemplação, além de esportes radicais, cavalgadas, trekking, passeios de 4×4 guiados, observação de fauna e flora. 

OS CÂNIONS DE BELEZA RARA

O Cânion Josafaz possui aproximadamente 16 km de extensão e é o maior cânion da região dos Aparados da Serra. Fica a 68 km de Cambará do Sul, pertence ao município de São Francisco de Paula e delimita parte da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Além disso, o seu vértice marca o ponto mais extremo entre os dois estados, além de formar uma bela cachoeira.

Cascata Pedra Branca será uma das atrações. Créditos: Divulgação.

A região montanhosa do Vale do Josafaz é repleta de trilhas. As escadas de pedras, que ligam o topo dos cânions às diversas vilas povoadas eram utilizadas pelos tropeiros desde o século XVIII e, certamente, por índios e outros povos antes dessa época.

A subida pela fenda do cânion Tajuvas, acampar na beira do cânion Pedras Brancas, fazer trilhas quase esquecidas criadas pelos antigos tropeiros, comtemplar as belas e enormes cachoeiras, são alguns dos atrativos que deverão colocar o atrativo em destaque para os amantes da natureza.

Cânion Pedras Brancas. Créditos Mateus Griszewski- Viva Las Trips.

Com a criação do consórcio entre os dois municípios a ideia dos gestores é trabalhar imediatamente para estruturação turística já que, atualmente, os cânions em questão não possuem nenhuma infraestrutura como luz elétrica, estacionamento, placas de sinalização, banheiros e lixeiras, por exemplo. Outra melhoria importante deverá ser a dos acessos até os cânions que farão parte do complexo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é flavio.png
Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gramadoacontece/

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade