A engenheira química, Juliana Ustra, com 23 anos de atuação em consultoria, desenvolve desde 2013 o projeto Chocolate no Brasil, através do qual promove eventos e degustações de chocolates exclusivamente brasileiros produzidos com os conceitos ‘tree to bar’ e ‘bean to bar’.
Foram quase três mil quilômetros percorridos de carro entre fazendas de cacau visitadas, fábricas de chocolate, lojas de chocolate, centros de pesquisa, entre outros empreendimentos relacionados em um roteiro com viagens entre aviões, barcos e automóveis para explorar o cacau e chocolate bean e tree to bar elaborado pelo Brasil. Juliana Ustra é pesquisadora independente e consultora da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil.
Por vezes, esses chocolates (ben e tree to bar) são harmonizados com outros produtos premium elaborados no país como vinhos, queijos e azeites de oliva, unindo em experiências sensoriais características de produtos de terroirs distintos e distantes geograficamente.
Os métodos de produção ‘tree to bar’ e ‘bean to bar’ utilizam diretamente o cacau para a produção do chocolate, respeitando e valorizando origens, evidenciando saúde e sustentabilidade como valores essenciais, e aproximando a cadeia produtiva por se tratar de um processo com maior transparência ao consumidor.
A Expedição Cacau e Chocolate do Brasil nasceu do desejo da pesquisadora de “fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva”.
O projeto contempla viagens exploratórias pelos biomas de origens de cacau no Brasil, a Mata Atlântica e a Amazônia, onde existe uma interligação de saberes locais e cultura alimentar. As viagens irão resultar em um livro relatando as origens do cacau brasileiro, as principais iniciativas de produção de chocolate ‘bean to bar’ e ‘tree to bar’ no país e as vivências e histórias dos produtores que tornaram este movimento possível.
“Vamos quebrar paradigmas, como, por exemplo, a de que apenas chocolates estrangeiros seriam interessantes. A ideia é fomentar o interesse do próprio brasileiro por cacau e chocolate produzidos em solo nacional, para que haja uma maior valorização desta cadeia produtiva”, cexplica Juliana.
Fazendas de cacau centenárias, produções com alta tecnologia, fábricas de chocolates, eventos, entre outras expressões do cacau e derivados fazem parte do roteiro e foram registradas em fotos e narrativas que farão parte deste livro.
A narrativa será contada também através de eventos gastronômicos assinados pela Expedição Cacau e Chocolate do Brasil e seus parceiros, levando suas expressões e sensações para diversos territórios brasileiros. Estes eventos tem como foco mostrar as potencialidades de cacau e chocolate conversarem com outros alimentos icônicos brasileiros.
O início deste eventos será no RS, em meio a uma harmonização de derivados de cacau e de chocolates brasileiros com vinhos, azeites, mel e nozes da Campanha Gaúcha. Tudo isso ocorrerá dia 20 de outubro às 19 horas, em Canela, no Restaurante Férreo.
Dentro de um vagão-restaurante centenário, Juliana contará sobre sua Expedição, fará uma degustação comentada e ainda haverá um jantar especial preparado pelo chef Manoel Oliveira.
SERVIÇO
FÉRREO RESTAURANTE RECEBE A EXPEDIÇÃO CACAU E CHOCOLATE DO
BRASIL
Restaurante Férreo (Largo da Fama,77 loja 3 ) em CANELA, RS
20 de outubro, 19 horas
Inscrições e reservas:
R$ 170,00 por pessoa
Reservas pelo Whats (53) 99102-4514.
Vagas Limitadas.
Você pode acompanhar a viagem pelas mídias sociais:
Instagram @chocolatenobrasil
Blog chocolatenobrasil.blogspot.com.br
Youtube: Projeto Chocolate no Brasil