Um cena vem se repetindo em Gramado e Canela nas últimas semanas. Com o preço na gasolina nas alturas, quantidade de motoristas de aplicativos cada vez menor atuando na região, além dos incontáveis cancelamentos de corridas solicitadas, uma nova abordagem vem surpreendendo os turistas que usam os serviços.
Alguns motoristas aceitam a corrida solicitada pelos usuários, via aplicativo, e quando chegam ao local “exigem” dos turistas pagamento extra, acima do determinado no sistema, para levar até o local do destino.
“Aceitei a corrida mas o valor não vai ser este”. Em alguns casos, dependo da distância do destino (parques mais distantes como Olivas, Skyglass, Bondinhos e Caracol), alguns motoristas exigem até o dobro do valor apontado pelo aplicativo.
A situação vem se tornando frequente. Por falta de opção, alguns turistas aceitam a exigência dos motoristas. Outros, que não aceitam, passam por constrangimento e sofrem ofensas de todos os tipos. É o que relata leitor do Acontece Gramado que pede para não ser identificado.
“Estamos hospedados em Gramado eu, esposa e dois filhos. Nesta sexta-feira, dia 17, decidimos visitar Canela pela manhã e almoçamos na cidade. Como nossa programação previa uma visita ao Olivas após o almoço, solicitamos Uber que foi aceito. O aplicativo apontou o valor de R$ 45 reais do Centro de Canela até o Parque Olivas. Ao chegar o motorista disse que nos levaria mas o preço cobrado ao final da viagem seria outro e nós teríamos que pagar a diferença. Ficamos surpresos e nos negamos a aceitar a extorsão e pedimos que ele cancelasse a corrida. Foi quando começou a ofender e xingar aos gritos a mim, esposa e filhos. Só faltou descer do automóvel e nos agredir. Passamos momentos de muito estresse e raiva“, conta o leitor.
Após a situação constrangedora, a família desistiu de visitar o parque. Nós últimos meses os aplicativos de transporte passam por uma espécie de “apagão”, em todo o país. Cancelamentos, demora, reclamações, falta de opções e muitos problemas relacionados vem sendo relatados pelos usuários.
Respostas de 17
Parabéns aos motoristas. Dignidade em primeiro lugar.
Meu relato sobre esse fato:
Primeiramente em Gramado e canela não podemos levar 4 pessoas como está na reportagem, e segundo que o passageiro iria pagar 45,00 reais para o aplicativo, o motorista iria ganhar no máximo 25,00, aí vocês me dizem, tem como fazer uma corrida do centro de canela até o parque OLIVAS que dá quase 30 km por 25,00 reais e com a gasolina quase R$ 08,00??
Oque todo mundo pensa é que pagado 45,00 acham que estão pagando para o motorista e não é assim, as taxas do app é de 40 até 70 por cento das corridas, e isso vocês não veem antes de publicar, e Incrível que sempre é o motorista o culpado de tudo isso, primeiro verifiquem antes de publicar uma reportagem.
Isso é cliente liso, quer pagar 170 por pessoa no skyglass , não quer pagar 80 reais de transporte para até 4 pessoas, aplicativo vai passar 25 reais para o motorista e o motorista ainda volta sem corrida, de canela 16 km para ir 16 km para voltar total de 32 km , vai ter prejuízo fora o seu tempo e gasto do carro, aplicativo não tem conversa, o cara foi lá tentar ajudar para eles irem, o cliente já diz que o cara é ladrao e ele não se aguentou, cliente aumenta muito pois sempre tem razão né, tomem cuidados no que posta, pois maioria que reclama não tem dinheiro para pagar, já vi motorista ter seu carro machucado e agredido em palavras em gramado por se negar a levar 5 pessoas em seu carro, uma injustiça o pobre coitado ficou com desgosto e com prejuízo de 1 mil reais.
Fica difícil trabalhar assim, sabemos que não é justo o preço do aplicativo e acho viável um acordo pra ninguém ficar perdendo, muita falta de consciência de certos turista, sem noção, vc viajar 30 km por 25,00 é covardia, eu particularmente so vou por 70
Olha um comentário de uma pessoa dessas e sem noção vem a gramado e quer ir nos lugares mais longe e mais caros da cidade e fica mendigando o motorista que vai levar ele, se não fosse nós estar aqui eles iriam como até os lugares? De táxi queria ver o valor que ficava ninguém tá passando fome para levar eles para todo canto por mixaria mas não dá para generalizar tem muito turista gente boa que reconhece nosso trabalho mas tem uns que não tem um pinto pra dar água e querem ser os ricos de Gramado kkkk dependendo de min e de muitos vamos continuar se unindo e não vamos nos sujeitar a tão pouco vão pagar caro o transporte também azar ou fiquem em casa ????
Chamado de “derrubar”a corrida,minha opinião é bem básica se não quer fazer a corrida ñ aceite,ñ está satisfeito cm os valores procure seus direitos,mais essa de cobrar por fora do App muita sacanagem só acho.
Se a pessoa não está afim de fazer corridas no App tchau vai pra sua casa pq muitos nem daqui são e ficam querendo fazer isso.
Infelizmente uber não está mais sendo vantagem, nem em Sorocaba. Vale mais a pena utilizar um táxi.
O valor injusto deve ser pauta urgente de discussão entre os motoristas e o App. Não resolvido o caminho é desistir de prestar este serviço via este App como qualquer relação comercial ou trabalhista. O usuário não pode ser responsabilizado pois o serviço que está sendo oferecido.
Como opção Gramado e Canela poderiam pensar em oferecer transporte alternativo aos turistas ou os motoristas se unirem para prestar oficialmente o serviço de forma particular a preços fixos.
O que não adianta é ofensas mútuas sem a procura de solução.
Provavelmente os motoristas que estão ofendendo-vos não são da cidades de Gramado e de canela, que saiba todos são Profissionais com ética.
Lamentável que tem ocorrido estes fatos, não quero defender A ou B que muitas vezes são casos isolados. Concordo consigo uma solução justas
nestas áreas de turismo. Seja-se sempre iluminado pelo Universo
Bem, embora os comentários anteriores pareçam indicar terem sido feitos por motoristas de Uber, quero dizer que: se não aceitam o valor ditado pelo Uber, que não façam parte do serviço. O usuário em questão relatou a atitude grosseira e ameaçadora do tal motorista. Sei bem o que é isso, pois já sofri esse problema, mas com motorista de taxi. Sempre fui muito bem atendido por motoristas de Uber. Ademais, por um comentário aqui na página, pode-se ver o nível de educação de certos motoristas. O turista é a razão de existir trabalho para eles, portanto, por que insultar e menosprezar o turista.
Realmente com o preço da gasolina nas alturas a depender da localização não compensa para o motorista. A culpa é da Uber que não paga o valor justo ao motoristas. Ainda no contrato da Uber x motorista tem uma cláusula que permite que o motorista cobre um valor a mais do cliente. Muitos clientes não sabem disso. O parque de Olivas é bem distante do centro e ainda depois não se tem sinal de celular no caminho onde muitos clientes fecham o serviço no particular. Entendo que a questão de xingamento foi um erro do motorista e totalmente sem profissionalismo. Mais Gramado e Canela hoje com os aplicativos melhorou muito na mobilidade urbana em geral. A questão é que muito turista quer fazer seus passeios e não pagar o justo para estes motoristas que se dedicam seu tempo, profissionalismo no atendimento, roteiros personalizados e outras vantagens. Discordo da matéria. Só se ouviu uma parte afetada. Oriento aos turistas fecharem pacotes com de city tur com os motoristas de app que sai muito mais em conta. Tem muita gente que é honesto e trabalha direito na região. Conheço vários de confiança. Bom natal para todos.
Perfeito vossos comentários, seja-se sempre iluminado pelo Universo. Que saibas que os Profissionais da região são éticos e prestativos, porém nesta época vêm muitos dê fora desconhecem a cultura local dos parceiros. Seja-se sempre iluminado pelo Universo e Paz no coração.
Em primeiro lugar os turistas querem chamar uberpromo pra pagar menos e levar até 5 pessoas não respeitando a quarentena querem que o motorista ande por estrada de chão para economizar uns km o motorista quebra o carro eles deixam o bobalhão lá chamam outro carro e vão embora na cláusula 7 do contrato com a uber diz que o motorista pode negociar preço com passageiro que o valor que ela coloca é um preço sugerido deixando pro motorista aceitar ou negociar um preço mais plausivel
Se não quer o valor cobrado pelo Uber sai do aplicativo e vira táxi bando de motorista FDP
Triste seu comentário, não precisava escrever estás palavras, fico imaginando a sua conduta. Tenha-se Paz em seu coração.
Acho super injusto as tarifas realmente. Mas daí a ofender acaba que além de perder a razão ainda prejudica os outros motorista.
Olá, eu e minha família formos vítima de um desses motorista da 99 ele cancelou a viagem sem que eu percebece e no final da corrida de Gramado a igreja de pedra em canela ele me cobrou 50 reais eu questionei e disse que o máximo já tinha pago era 22 reais ele me disse se vc quiser eu lhe levo de volta agora por os 22 reais pra mim foi uma humilhação um desrespeito com o turista. Um conselho é não se identificar com turista.