Dólar: R$ 5,80

Euro: R$ 6,08

Weather Icon
Gramado13°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dólar: R$ 5,80

Euro: R$ 6,08

Weather Icon
Gramado13°C, céu limpo
Patricia Zanotelli: 2 passos para melhorar sua comunicação no processo de Execução Comercial

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Execução comercial significa realizar, o ato ou efeito de executar um projeto, ação relacionado a vendas. E no dia a dia somamos a este contexto, pessoas, processos e ferramentas. Simples? Com certeza não.

Eu aplico esta fórmula nas minhas assessorias depois de definida a estratégia:
PESSOAS QUALIFICADAS E TREINADAS + PROCESSOS OTIMIZADOS E ALINHADOS + FERRAMENTAS INTELIGENTES = GERAÇÃO DE RESULTADOS

Eu pergunto – Você tem desafios de comunicação dentro do seu negócio? A resposta com certeza será SIM. Neste caso, aceite que dói menos e foque no AGIR, no AJUSTAR, nas MELHORIAS a serem implementadas no prazo e nas condições possíveis.

O COMUNICAR é um processo de melhoria contínua. E aí vem os desafios das PESSOAS: os diferentes níveis intelectuais, as múltiplas interpretações de acordo com a maturidade, a famosa ‘rádio corredor’ quando não existe clareza, os boicotes, lideranças oriundas da operação sem habilidades desenvolvidas para gerir pessoas e aí por diante…. em diferentes segmentos, os desafios se repetem.

Para melhorar o seu processo de COMUNICAÇÃO, elaborei 2 passos para você praticar no seu negócio. Confira abaixo:

1 – Nos negócios, seja ESTÓICO!

O estoicismo é uma doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga (300 a.c.), que foca em tudo aquilo que pode ser controlado SOMENTE pela própria pessoa, de forma RACIONAL e despreza todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão. Ou seja, tenha a premissa de não esperar NADA da outra parte, foque no AGIR com RAZÃO e PRIORIZE o seu conhecimento.

Patricia, que isso???

O que quero dizer com isso? Que a visão sistêmica de um projeto ou ação e o raciocínio lógico devem partir de você inicialmente, as diretrizes estratégicas. Tenha em mente que o ÓBVIO precisa ser dito em todas as ocasiões. A partir desta premissa, você irá reduzir muitos desconfortos, falhas de comunicação e situações indesejadas.

2 – Pratique o 5W2H!

Esteja atento aos canais de comunicação do seu negócio (E-mail, Whatsapp, Chats, Boots, aplicativos, canais digitais, intranet, demais canais de comunicação internos).

Execute a metodologia abaixo e tenha a certeza de uma comunicação mais clara.
Responda nas suas comunicações – Who? (Quem), What? (O que), When? (Quando), Where? (Onde), Why? (Por que), How? (Como) e How much? (Quanto)

Parece óbvio? Posso afirmar que não é.

Você já viu peças de comunicação sem uma destas informações? Pois então, se coloque no lugar da sua equipe, dos seus clientes e seja claro nas informações. Este método é o SIMPLES que funciona muito bem. Pode testar e depois me diga.

Desejo ótimos negócios e muita fluidez na comunicação!

Relações Públicas especialista em Execução Comercial
+20 anos nas áreas de marketing e vendas, com vivência na modelagem e execução de mais de 150 projetos de Produtividade Comercial, nos segmentos da indústria, comércio e serviços.
@patriciazanotelli

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade