A marca de chocolates Lugano é a maior de Gramado no quesito expansão nos últimos anos. Investindo forte no mercado de franquias a empresa gramadense não para de anunciar sua chegada à cidades de todo país. Somente no mês de fevereiro a empresa negociou 09 (nove) unidades de franquia, um recorde na história da marca.
A empresa gramadense foi fundada em 26 de setembro de 1976 e o nome teve inspiração na cidade suíça de Lugano. A fundação foi por Lauri Casagrande que mais tarde, em 1985, vendeu a empresa para o empresário Ronaldo Scwingel (falecido em 2007 aos 83 anos). A expansão com o processo de comercialização de franquias iniciou em 2018.
Atualmente a Lugano conta com um mix de mais de 500 produtos com diferentes tipos de chocolates, cafés, licores e cervejas artesanais. Com a expansão, a empresa já chega a uma produção mensal de 50 toneladas de chocolates.
A Lugano tem hoje cinco lojas próprias em Gramado e já conta com mais de cem franquias espalhadas pelo Brasil.
“Estamos em um movimento acelerado de transformação que nos fez crescer como empresa e junto aos nossos franqueados. Isso tudo, sem perder a nossa essência. Nossa missão é espalhar a cultura e o que Gramado tem de melhor para todas as capitais do Brasil e proporcionar ao nosso cliente uma experiência única!”, analisa Augusto Schwingel Luz, CEO da Lugano.
Em fevereiro foram inauguradas duas novas unidades nas cidades do Rio de Janeiro (Shopping Downtown, na Barra da Tijuca), e Campinas (Coronel Quirino, 1489 Bairro: Cambuí). Duas cidades do Mato Grosso, Alta Floresta e Tangará da Serra, tem previsão de abertura para o dia 24 deste mês.
As novas lojas fazem parte do projeto de expansão da marca, que tem como objetivo abrir outros pontos de venda até a Páscoa de 2022. Curitiba e Pato Branco, no Paraná, estão na rota com previsão de inauguração na segunda quinzena de março.