Completando 22 anos desde a sua inauguração em 2000, um dos restaurantes mais tradicionais de Gramado, a Casa Di Pietro, vem ao longo de sua história modelando um perfil único de empreendimento gastronômico na região ao unir gastronomia de alto nível com toques de religiosidade no ambiente, arquitetura e também nos pratos desenvolvidos especialmente com este viés.
As novidades foram apresentadas nesta quarta-feira, dia 9 de março, em evento para convidados. “Nós temos uma assinatura que é Gramado, e o Di Pietro é de Gramado e precisa respeitar isso com muita seriedade. Tudo que a gente oferecer aqui é muito importante e vai fazer a diferença”, falou aos convidados o gestor do empreendimento Josiano Schmitt.
A gastronomia do local sempre teve como referência a paixão pelo bem servir e a comida artesanal serrana como grande protagonista. O restaurante está localizado ao lado da Igreja São Pedro, no Centro de Gramado, e esta proximidade influencia diretamente no ambiente e cardápio oferecido.
Tanto que o local vem se tornando atrativo turístico pela decoração como detalhes como a fachada que tem a escultura de um frei franciscano dando as boas-vindas, a cachaça colonial “Santo Forte”, obrigatória na chegada para “abrir o apetite”. A decoração conta com artigos religiosos que em parte pertencem ao acervo familiar dos proprietários e outros são doados por clientes e frequentadores.
As pedras aparentes da casa são originárias de 1935, quando havia um acesso direto para o santuário. Os toillets estão localizados embaixo da sacristia da Igreja São Pedro e, ao usá-los, é possível ouvir a música sacra na playlist do ambiente. No cardápio são servidos diariamente Petiscos, Pratos à La Carte, cortes na Parrilla, Fondue e Sobremesas de encantar os mais exigentes paladares.
Mas, a criatividade vai muito além com pratos tendo sido nomeados em homenagem a padroeiros diversos como a massa no queijo colonial ao molho de queijo, homenagem ao Padroeiro São Lúcio, reconhecido em diversas religiões pela generosidade e caridade.
Outra atração é o nhoque São Pantaleon, onde o visitante faz um rito de pedido antes de provar, é o nhoque da sorte. O Cozido de São Pedro, Salada Vaticana, Salada dos Monges, Pomar da Igreja e outros pratos também chamam a atenção e se tornam os “queridinhos” dos clientes.
“Desde o início prezamos pela parceria com os produtores que vivem no interior da cidade e dispõem de culturas sazonais. Essa relação garante a entrega diária, à nossa equipe de cozinha, de produtos frescos e saudáveis. E visando garantir a qualidade da nossa entrega, monitoramos desde a origem da matéria prima até à mesa”, conta Josiano Schmitt.
“Conectar a gastronomia, a história e a religiosidade é a proposta do novo posicionamento do Dipietro, que participa e contribui, desde 2000, para o desenvolvimento de Gramado. Em cada detalhe, buscamos resgatar a tradição e as raízes da gastronomia local e a religiosidade que sempre foi uma característica exclusiva do Dipietro”, conta Patricia Zanotelli, Relações Públicas da casa.
SERVIÇO
Di Pietro Restaurante Experiencial
Diariamente das 11h30min às 15h e das 18h30min às 23h.
Rua Pedro Benetti, 05 – Gramado / Fone: 54 3286 4077