Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado29°C, nublado
Search
Close this search box.
Faltam recursos: Fila de espera para atendimento na APAE Gramado chega a setembro

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Desde a mudança de sede, do Centro para o bairro Planalto, a APAE Gramado passou a contar com uma estrutura invejável. Salas e equipamentos modernos, super bem sinalizados e profissionais qualificados. A boa estrutura atual é resultado de emendas de recursos federais.

Porém, a grande e moderna estrutura contrasta com a falta de recursos para manter a mesma e até para potencializar a capacidade de atendimento aos usuários. Hoje, a fila para algumas demandas e atendimento com especialistas chega a setembro.

Nova sede da APAE está localizada no bairro Planalto.

A APAE Gramado conta com atendimento em diversas áreas como fonoaudiologia, intervenção precoce, psicopegadogia, fisioterapia, fisioterapia aquática, entre outras.

Muitas famílias mudam-se para Gramado cientes da exemplar nova estrutura e esperançosas em um atendimento especial e diferenciado para seus entes queridos portadores de necessidades especiais. A frustração já acontece na chegada ao descobrirem a enorme fila de espera.

O motivo principal desta fila é a falta de recursos. A APAE Gramado se mantém basicamente com os recursos destinados pela Prefeitura de Gramado, considerados insuficientes para a demanda atual. Por isso, a preocupação da diretoria é buscar apoio da comunidade e, principalmente dos empresários locais, para que destinem recursos à instituição.

Assim, com aumento de receita, seria possível aumentar a carga horária dos técnicos e profissionais de diversas áreas de 20 para 40 horas semanais. Também fazer contratações de novos profissionais com um só objetivo: “zerar a fila de espera da APAE Gramado”, e manter a instituição sem filas de espera.

Atualmente são cerca de 40 pacientes em fila de espera com previsão para atendimento só para setembro e outubro para alguns casos. Já são atendidos cerca de 165 pacientes.

“Temos a perspectiva de olhar para instituição com olhar mais profissional no sentido da gestão. Esta estrutura que temos desde o ano passado é uma conquista da diretoria anterior. Nosso grande desafio agora é conseguir manter e ampliar os atendimentos com mais opções terapêuticas e acolher estes que estão na fila de espera. Temos uma estrutura financeira muito frágil e limitada atualmente, por isso há a necessidade de pelo menos 40 horas semanais para todos os profissionais que hoje estão aqui”, comenta a presidente da APAE Julita Andreis.

Pelos cálculos atuais para acabar com a fila de espera a APAE necessita de uma injeção de pelo menos 45 mil reais a mais em seu orçamento mensal.

Equipe gestora atual: Vanei Geremia (consultor voluntário), Julita Andreis (presidente da Apae), Ivoni Schneider Adam (vice-presidente da Apae), Rosmarie Scheifler (terapeuta ocupacional), Juliane Zalamena Chaves (coordenadora da Apae) e Ilton Müller (diretor de patrimônio da Apae).

A equipe gestora atual é formada por Vanei Geremia (consultor voluntário), Julita Andreis (presidente da Apae), Ivoni Schneider Adam (vice-presidente da Apae), Rosmarie Scheifler (terapeuta ocupacional), Juliane Zalamena Chaves (coordenadora da Apae) e Ilton Müller (diretor de patrimônio da Apae).

Qualquer pessoa pode se tornar sócio contribuinte e ajudar mensalmente. Empresários podem aderir ao selo Empresa Amiga da APAE pagando cerca de 900 reais mensais pelo período mínimo de um ano. Para esta categoria a instituição oferta divulgações e visibilidade para as marcas parceiras.

Interessados podem entrar em contato com a APAE Gramado pelo telefone e whats (54) 98429-8625.

Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: @gramadoacontece

2 respostas

  1. Anos atrás existia as madrinhas da APE a qual minha mãe , tias e muitas amigas eram madrinhas da APE ajudavam financeiramente faziam festas para os excepcionais ajudavam em tudo e de uma hora pra outra desligaram as madrinhas sem nenhuma explicação e aí estamos novamente nessas necessidades infelizmente

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade