A Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, com apoio de estudantes de enfermagem e voluntários do Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha localizou, no sábado (26), larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela, nos bairros Várzea Grande e Vila do Sol, em Gramado. Foram coletadas 23 amostras e em 6 delas o resultado foi positivo para o vírus.
A equipe da Vigilância Ambiental fez a delimitação da área onde foram encontrados os focos, e todos locais dentro desse perímetro serão vistoriados. “É importante que haja a conscientização da comunidade, pois qualquer recipiente que acumule água pode se tornar um berçário para o mosquito. O período intercalado de chuvas e estiagem, com forte calor, colaboraram para a proliferação do mosquito”, disse a diretora da Vigilância em Saúde, Flávia Oliveira.
Segundo as equipes que percorreram as residências, as larvas foram localizados em caixas d’ água e piscinas sem a devida manutenção. “Estamos todos em alerta máximo. É importante que cada morador seja um agente de fiscalização verificando seu quintal e também dos seus vizinhos. Ao perceber a água parada é importante que ela seja descartada imediatamente, assim, com atitudes simples vamos eliminar o transmissor de doenças”, concluiu Flávia.
A Secretaria da Saúde pretende nos próximos dias elaborar novas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. As larvas coletadas foram encaminhadas para laboratório onde foram analisadas e tiveram o resultado positivo para a dengue.