Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado23°C, nublado
Search
Close this search box.
O que (não) acontece com a Páscoa em Canela 2022?

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Páscoa em Canela 2022 está atrasada. O evento foi anunciado para iniciar ontem, dia 31 de março mas, até agora, nada de elementos decorativos nas ruas, nem abertura oficial, nem personagens, sinalização, nem turistas. A situação provoca reclamações entre os setores econômicos da cidade que precisam de movimento para tentar recuperar o “preju” da pandemia e os dois anos sem eventos.

Vamos voltar ao passado. Em um período não tão distante, pelo menos entre 2002 e 2010, quando a Páscoa em Canela já foi o principal evento do período no Brasil. Lembramos aqui o auge com o Chocofest que atraía milhares de turistas de todo o país-, e, mesmo depois, com a decoração elogiada por muitos anos por seu bom gosto e ludicidade, tudo feito por mãos de produtores culturais locais.

Até agora, perde a cidade como destino turístico, os empresários locais que aguardam os turistas para recuperar os prejuízos da pandemia, a administração que paga vale pela demora e todos nós enquanto região turística. Não é preciso nem explicar que um evento para atrair turistas precisa de pelo menos seis meses de divulgação. Ainda mais eventos de grande porte como os eventos públicos de Gramado e Canela.

Em contato com esta coluna a secretária de Turismo de Canela, Carla Reis, que merece todo nosso respeito e admiração por seu trabalho no setor cultural (e por ter assumido a “bronca” da pasta após a exoneração do antigo secretário), enumerou os motivos de todo o atraso. O principal, segundo ela, foi a falta de empresas interessadas em participar da licitação para decoração.

A Páscoa iniciou ontem sim! O que nós temos atrasado e que não é culpa da Prefeitura nem da empresa é a decoração. Tivemos uma licitação “deserta” sem participação e não poderíamos contratar emergencial. Tivemos que abrir nova licitação, três empresas concorreram e uma venceu. Agora está correndo contra o tempo. Mas, preferimos adiar a decoração do que o evento“, explica Carla.

Ainda, segundo Carla, o evento já teve atrações ontem. “A programação está em dia. Hoje, a partir da meia noite, a decoração vai sendo colocada até terça-feira“, disse a secretária.

Segundo Carla, a divulgação é através do Instagram (@canelars ou @canelapaixaonaturale), do site: https://canela.com.br/pascoa/ e das assessorias de imprensa da Prefeitura e uma empresa terceirizada.

Ocorre que, na minha visão, não é só decoração o problema. A falta de planejamento, experiência e expertise, falta de divulgação nacional, falta de equipe, de comunicação com a comunidade e empresários são problemas maiores e que estão muito presentes neste evento especificamente.

Um dos motivos que pode explicar esta situação atual é o fato de a nova secretária ter assumido seu cargo no fim do ano passado após o afastamento do ex-secretário Ângelo Sanches após investigação da Polícia Civil na Operação Caritas. “Pode” não ter dado tempo da pasta se recuperar do baque e nem refazer a equipe e o planejamento para 2022.

Fica aqui a torcida para que Canela reverta este péssimo cenário colocado agora quando o assunto é Páscoa. Não é aceitável que um dos principais destinos turísticos do país se permita chegar a este ponto quando o assunto são os evento públicos geridos pela administração municipal. É o primeiro evento público dos últimos anos que começa “pela metade” na região, e isso é muito constrangedor. Canela já passou da fase amadora no setor turístico e de eventos.

O exemplo está ao lado! Gramado “bomba” seu evento de Páscoa já há uma semana com programação intensa, bela decoração, muita cor, atrações totalmente gratuitas e grandes patrocínios.

Jornalista – Editor dos canais Acontece Gramado
flavio@acontecegramado.com.br
Siga no Instagram: @gramadoacontece

Uma resposta

  1. Que pena! Por descaso da administração da cidade, Canela perde sua característica de cidade turística. Já basta os tempos em que a cidade estava praticamente abandonada, destruída, com a Av Osvaldo Aranha intransitável, afastando os turistas. A cidade tem um enorme potencial. É só a administração [Prefeitura, sexretarias, câmara de vereadores] dedicar mais atenção à vocação turística da cidade.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade