Moção aprovada na Câmara de Gramado não tem nenhuma lógica

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A divulgação da Câmara de Vereadores de Gramado é a seguinte:

“Os vereadores de Gramado aprovaram na sessão desta segunda-feira, dia 4, uma Moção de Apoio à aprovação do Projeto de Lei Federal 3723/2019. A proposta, que está em tramitação no Senado, modifica regras do registro, cadastro e porte de armas de fogo, além de regular o exercício das atividades de colecionador, atirador esportivo e caçador (CAC).
“Por não haver nenhuma Lei específica regulamentando a matéria, o exercício das atividades exercidas por caçadores, atiradores e colecionadores pode ser extinta a qualquer momento, por decisão do STF e, até mesmo, pelo presidente da República, que possui legitimidade para revogar todos os decretos, o que geraria insegurança jurídica a estas categorias”, informa Roberto Cavallin (Progressistas), autor da Moção, assinada por todos os parlamentares e aprovada por unanimidade. Uma cópia do documento será encaminhada ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados”.

Ocorre que, na verdade, a proposta de moção, por si só, já é um desserviço da Casa Legislativa de Gramado. Algo que não trará nenhum benefício e nenhum prejuízo para a comunidade gramadense. Perda de tempo e dinheiro público colocando em pauta assuntos requentados que já são pauta e tema na Câmara e no Senado e que são de discussão e responsabilidade federal e não municipal.

Os senadores e deputados já gastam milhões semanalmente para debater tais assuntos, não tendo a mínima lógica que sejam replicados em esferas públicas municipais!

Além de não ter explicação, a não ser por algum tipo de puxa-saquismo, o tema nos leva a uma pergunta: “Será que está faltando o que fazer pela comunidade dentro do Legislativo gramadense?”.

Acho que vale aqui relembrar o verdadeiro papel de um vereador:

“Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais… …Os vereadores, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade...”

Dados do TSE.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade