A primeira semana do mês de maio em Gramado e Canela será de alerta. Um ciclone extratropical se forma e chega ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, dia 2 de maio. A região da Serra Gaúcha deve ser a mais afetada pelas condições climáticas extremas dos próximos dias.
Segundo os institutos de meteorologia os gaúchos devem estar atentos para chuva intensa e volumosa, raios e ventania com potencial para queda de árvores, alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra, interrupção de fornecimento de energia elétrica por conta dos vendavais e também para o risco de destelhamentos. Alagamentos em algumas estradas também poderão ocorrer.
O ciclone se potencializa sobre o solo gaúcho entre segunda e terça-feira, potencializando na quarta-feira e diminuindo de intensidade na sexta-feira, dia 6 de maio. As regiões litorâneas e serranas da divisa entre o Rio Grande do Sul com Santa Catarina terão grandes volumes de chuva e vento mais intenso. O volume de chuva acumulado entre os dias 3 e 5 de maio pode alcançar valores entre 200 mm e 350 mm, o que poderá significar o dobro da média de chuva para este mês em alguns locais.
Nos dias 4 e 5 de maio, algumas rajadas poderão até alcançar velocidades entre 100 km/h e 130 km/h nas áreas serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A previsão do tempo para Gramado aponta maior precipitação de chuvas na terça-feira, dia 3 de maio, e, principalmente, na quarta-feira, dia 4, durante a tarde com previsão de chuvas de cerca de 60 mm em apenas três horas.
PREVISÃO TEMPO GRAMADO
Segunda-feira, dia 2 de maio
Chuva
Temperaturas entre 11 e 12 graus
Precipitação em cerca de 60 mm
Terça-feira, dia 3 de maio
Chuva
Temperaturas entre 11 e 13 graus
Precipitação em cerca de 84 mm
Quarta-feira, dia 4 de maio
Chuva
Temperaturas entre 10 e 14 graus
Precipitação em cerca de 120 mm
Quinta-feira, dia 5 de maio
Chuva
Temperaturas entre 10 e 13 graus
Precipitação em cerca de 96 mm
Sexta-feira, dia 6 de maio
Sol entre nuvens
Temperaturas entre 9 e 16 graus