O canto coral é uma das expressões culturais mais significativas de Gramado. Para manter viva e fortalecer esta manifestação artística no município, na próxima quinta-feira, 12 e maio, às 19h30, ocorre o 6º Encontro de Corais de Gramado, no Palco Pró-Cultura, no complexo do Expogramado. O evento integra a programação da 31ª Festa da Colônia.
“É uma forma de resgatar o canto coral”, afirma a maestrina Juliana Sehn, uma das organizadoras do evento. Ela lembra que o encontro nasceu em 2015 quando quatro regentes (Alexandre Meneguzzo, Liana Rübenich, Gledison Martins e a própria Juliana) se uniram com o propósito de resgatar a história dos corais no município. “Queríamos fomentar de novo o canto-coral na cidade”, afirma Juliana. Segundo ela, este encontro vai mostrar como é benéfico cantar coletivamente, incluindo a sociabilização e confraternização entre as pessoas.
Juliana lembra que Gramado já foi conhecida como a cidade dos corais e citou que o próprio Natal Luz iniciou com um concerto que reuniu um grande coro com vozes da cidade. “Com o tempo o canto coral foi perdendo espaço”, afirma.
Atualmente, Gramado conta com 12 corais, dos quais nove são ligados a instituições religiosas. O mais antigo é o grupo Nossa Senhora da Pompeia, da Serra Grande. O acesso é gratuito.