Dólar: R$ 5,17

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado24°C, trovoadas
Search
Close this search box.
Associação Chico Viale reforça a importância da doação de sangue

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O mês de junho vem sendo destacado, desde 2015, pelo Ministério da Saúde, para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue, porque 14 de junho é Dia Mundial do Doador de Sangue. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco, que descobriu o fator Rh, e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. Além de agradecer aos doadores, este é um dia para conscientizar sobre a necessidade global de sangue seguro e de como todos podem contribuir nesta ação que é solidária.

Em 2007 foi criada a Associação Chico Viale, na região das Hortênsias, com o objetivo de difundir a cultura do doador voluntário de sangue. Patrícia Viale, presidente e jornalista da Associação, lembra quando este trabalho iniciou, quinze anos atrás. “Naquela época, a doação de sangue não era pauta nos veículos de comunicação. Começamos a mostrar para a imprensa como poderiam auxiliar neste processo de divulgação de informações. São muitas pessoas que precisam de sangue diariamente por conta de cirurgias, acidentes e tratamentos de saúde. Começamos a mostrar isto, como é fácil ajudar outra pessoa, com o simples ato de estender o braço numa doação de sangue”, conta Patrícia.

Como funciona a coleta de sangue

A coleta do sangue dura em torno de 15 minutos e é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Após a doação é importante fazer um lanche e se hidratar.

Doar sangue ajuda a salvar vidas. Créditos: Divulgação.

O sangue é responsável por transportar importantes substâncias para o funcionamento do nosso organismo, além de concentrar quase todas as defesas do sistema imunológico do corpo. Por isso é tão importante doar sangue, que é uma ação que pode ajudar a salvar muitas vidas.

Solidariedade e cidadania

Junho Vermelho busca, principalmente, reforçar a importância dos doadores de sangue nesta corrente pela vida. “Sem doadores de sangue voluntários, a roda da vida se encerra. É isto que queremos realçar neste mês. Falar sobre o poder que as pessoas têm ao se manterem saudáveis e conscientes da importância da vida”, reforça a presidente da Associação Chico Viale.

Pessoas interessadas em colaborar nesta campanha contínua da vida podem doar sangue nos hemocentros e bancos de sangue públicos no Estado. Os hemocentros mais próximos são:

Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3336-6755
Agendamento doação pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pela Internet.
E-mail: hemorgs@saude.rs.gov.br
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre – RS.
Horário de funcionamento:
• Para doação de sangue: segunda a sexta feira, das 8h às 16h.

Hemocentro Regional de Caxias do Sul

Fone: (54) 3290.4536 / 3290.4543
Rua Ernesto Alves, 2260
Caxias do Sul – RS – Brasil
E-mail: hemocsadm@caxias.rs.gov.br
Horário de funcionamento:

  • Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h, e sábado, das 8h às 12h.
  • Para cadastro de doador de medula óssea: de segunda a sexta, das 8h30min às 17h.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade