São Francisco de Paula – Cima da Serra: Um Salto Adiante, de José Carlos Santos da Fonseca é leitura para quem gosta desta localidade.
A Barragem do Salto, no Distrito de Eletra, em São Francisco de Paula, é daqueles lugares que nos reenergiza, com água e natureza exuberante, além de muita história. O distrito de Eletra foi criado em 31 de dezembro de 1932, com área de 350 km2 e distante 21 km da cidade de São Francisco de Paula pela ERS – 235. Na sua área estão três barragens: Salto, Blang e Divisa.
O livro do escritor José Carlos da Fonseca conta a história desta comunidade, que começou em 1915, com a família de Francisco Soares Oliveira e Maria Elisa Vargas de Andrade e seus filhos Álvaro, Plínio, Alberto, Luísa e Murillo, que iniciaram o povoamento nas proximidades do Rio Santa Cruz, em terras elevadas na direção sul.
José Carlos realizou pesquisas resgatando as origens e histórias de São Francisco de Paula. Em busca de muitas lendas e contos, já escreveu três obras sobre a cidade, que são de fácil leitura e acesso. Neste volume 3, além da história sobre o Distrito de Eletra, a edição apresenta um caderno especial com fotos de São Chico. Também histórias sobre o cinema local, assaltos a bancos, ocorrências policiais, religiosidade, gado, estradas, usinas, distritos, juízes, promotores e muito mais.
O município de São Francisco de Paula, desde sua criação, tem como característica a pecuária e o tropeirismo. Todo um capítulo é dedicado ao gado franqueiro, ou crioulo lageano, que foi criado pelos primeiros pecuaristas dos Campos de Cima da Serra. Também estão relatos da origem e construção das estradas dos distritos de São Chico e outros momentos especiais como as provas ciclísticas de 1956/57.
Os livros do escritor estão à venda, em São Chico, na Miragem Livraria, na Essência da Serra, Universo Infantil e com a jornalista Patrícia Viale.