O Projeto Lobo Guará está completando 30 anos. São quatro roteiros que integram jovens e natureza: Pé da Cascata do Caracol e Ecoparque Sperry, em Canela e Gramado, o ambiente marinho de Torres e os cânions em Cambará do Sul.
Defender e melhorar o meio ambiente, para as atuais e futuras gerações, se tornou uma meta fundamental para a humanidade. E este é o propósito do Lobo Guará desde o seu início, quando os biólogos e professores Vitor Hugo Travi e Liane Ramires idealizaram sair da sala de aula e ensinar biologia na natureza.
A ferramenta encontrada para isto foi a educação ambiental, e o local, o Parque Estadual do Caracol, em Canela. Hoje, com 30 anos, o projeto Lobo Guará é tocado com paixão e muito profissionalismo pelo filho e biólogo João Pedro Travi.
Biologia, ciência, geologia, física, química e botânica são temas que saem das aulas teóricas e são trabalhados com amor e encanto durante visitas guiadas pelos ecossistemas. A ideia é aprender sem decorar conteúdo, mas refletindo sobre a vida, através das relações vistas na natureza. Nestas visitas orientadas se pede licença aos elementais, os guias das matas, para que o visitante adentre na floresta e se harmonize com as lições desta, que é a grande professora de nossas vidas: a natureza.
Para ampliar esta atuação, em 2022 o Lobo Guará e a Brocker Turismo se unem para expandir o projeto. Atualmente são atendidos 1.600 estudantes por ano. Dentro deste atendimento, o projeto visa a flexibilidade. O Lobo Guará traz a escola ou vai até à escola com seu conhecimento. O trabalho vai além da observação e repasse de informações. É um trabalho de interpretação ambiental, que abrange biologia, ciência, geologia, física, química, educação física e botânica, entre outras áreas. Unir forças para fusionar expertises foi o objetivo da parceria entre as duas empresas.
São cerca de oito guias trabalhando no projeto atualmente, que estão em constante reciclagem, com aptidões para trabalhar com públicos distintos. O objetivo é encantar as crianças para que elas possam se reaproximar da natureza. Compreender para preservar, mostrar que a união das pessoas e natureza gera encantamento. Cada grupo, de 15 a 20 estudantes, fica com um guia. A equipe de apoio está sempre presente proporcionando segurança e informação. Os roteiros são padrões, mas podem ser adaptados de acordo com a necessidade e objeto de estudo de cada escola.
SERVIÇO:
Site, informações e links de reserva/compra dos roteiros Lobo Guará: www.brockerturismo.com.br