Dólar: R$ 5,15

Euro: R$ 5,51

Weather Icon
Gramado26°C, céu limpo
Search
Close this search box.
Ator Marcos Palmeira será homenageado no Festival de Cinema de Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Após divulgar as 50 produções que compõem as mostras de Longas-Metragens Brasileiros, Estrangeiros e Gaúchos e os Curtas-Metragens Brasileiros e Gaúchos na última sexta-feira, 8, em Gramado, a noite desta terça-feira, 12, foi o momento de conhecer os últimos títulos que concorrerão aos Kikitos desta edição. Os cinco Longa-Metragens Documentais foram divulgados em evento realizado no hotel Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A mostra competitiva de Longas-Metragens Documentais é uma das novidades desta edição. Para a seleção dos filmes participantes, os curadores Dira Paes, Marcos Santuario e Soledad Villamil prestigiaram um total de 116 obras inscritas. “Tivemos mais de 100 filmes inscritos para uma mostra inédita. Foi um trabalho complexo de diálogo e exposição de ideias que nos fez culminar nessa lista de cinco títulos que apresentamos hoje. Em nome da curadoria, estamos muito felizes de poder anunciar esses filmes potentes e que refletem muito o atual cenário político, social e econômico do nosso país”, afirmou Dira.

A mais tradicional honraria, concedida, desde 1990, pelo Festival de Cinema de Gramado será entregue, em 2022, ao ator Marcos Palmeira.

Marcos Palmeira, homenageado com o Troféu Oscarito. Créditos: Roberto Filho.

Com mais de uma centena de trabalhos, incluindo cinema, televisão e teatro, Marcos é um dos nomes mais conhecidos e respeitados no Brasil. Coleciona vitórias e indicações em alguns dos principais festivais de cinema do país e da iberoamérica, como Prêmio Platino e Emmy.

Em Gramado, levou seu primeiro Kikito pelo papel de Alpino em Dedé Mamata, em 1988. Durante a 43° edição do Festival de Gramado, Palmeira subiu ao palco do Palácio dos Festivais para homenagear seu pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia o Troféu Eduardo Abelin na época. 

Eu tenho um carinho muito especial por Gramado, é um festival que simboliza muito para quem é do setor. Eu tive o prazer de ter alguns dos meus trabalhos reconhecidos por lá. Pude homenagear meu pai e, agora, recebo essa surpresa. Eu estou muito feliz de poder fazer parte dessa história mais uma vez”, diz o ator.

Além do Troféu Oscarito, a organização já revelou que o Troféu Eduardo Abelin, homenagem concedida a diretores, cineastas e entidades de cinema pelo trabalho feito em benefício do cinema brasileiro, será entregue a Joel Zito Araújo. Já o Troféu Cidade de Gramado, dedicado a nomes ligados a Gramado e ao Festival, este ano será concedido à atriz gaúcha Araci Esteves

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade