Dólar: R$ 5,14

Euro: R$ 5,50

Weather Icon
Gramado23°C, nublado
Search
Close this search box.
Prefeitura quer comprar ações e reativar as exibições do Cinema de Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma cidade que sedia um dos maiores festivais de Cinema do país, e que não tem nenhum cinema em funcionamento. Esta situação tem incomodado a Prefeitura de Gramado e os gestores do município.

O Festival de Cinema de Gramado, que chega a sua 50ª edição em agosto de 2022, representa muito para o município. E, o Executivo, decidiu arregaçar as mangas para mudar a situação que não é fácil de resolver.

Cine Embaixador, que é atualmente administrado pela iniciativa privada, desativou as exibições da sala de cinema. Créditos: Divulgação.

Ocorre que o Cine Embaixador, que tem 55 anos de história, é comandado por uma empresa privada, a Cine Embaixador S/A. Esta empresa privada, organizada numa sociedade anônima composta por mais de uma centena de acionistas, administra o patrimônio através de um Conselho de Administração por eles eleito.

A Prefeitura de Gramado, apesar de ser o maior acionista, não recebeu nenhuma cadeira neste Conselho, não podendo participar ou mesmo opinar na tomada de decisões. Foi o que ocorreu com o encerramento das exibições de filmes no cinema de Gramado, que partiu deste Conselho, que detém autonomia para administração do Cine Embaixador, sem que o município fosse consultado (segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura).

Com o objetivo de mudar este cenário, a secretária da Fazenda, Sônia Molon, informa que o município trabalha para adquirir ações ordinárias do Cine Embaixador, no sentido de crescer sua participação na sociedade e alcançar o controle acionário, para poder gerir aquele patrimônio no interesse público, situação que possibilitará ao Município, em momento futuro – caso isso venha a se confirmar, fazer os investimentos e, ainda, avaliar eventual retorno a comunidade da exibição de filmes e outros atrativos culturais relevantes que deixaram de ser viabilizados no local porque não atendem o interesse econômico privado.

Informação adicional: O processo para compra das ações iniciou em 2015, com a aprovação da lei autorizativa, e foi retomado em 2021, pela atual administração.

Foi publicado em abril de 2022 o edital de chamamento público, para manifestação dos acionistas interessados em vender ações. E em agosto, deve ser publicado o edital para efetivar a compra dos interessados em vender.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade