Autores premiados, lançamento do livro de Zeca Baleiro, show de Fernando Anitelli, oficinas e painéis são apenas algumas das atrações do Festival Internacional Literário de Gramado, FiliGram. Iniciando nesta sexta-feira, dia 2 de setembro. o evento terá dez dias de atrações no Centro Municipal de Cultura, junto ao Lago Joaquina Rita Bier, e segue até o dia 11 de setembro.
Hoje, sexta-feira, a programação inicia às 14 horas com contação de histórias, às 15 horas tem conversa sobre escrita criativa e às 16 horas uma mesa sobre prêmios literários. Às 17h30 acontece uma homenagem à Oliveira Silveira e a Cerimônia de Abertura está marcada para às 18h30. De noite, a programação segue com uma mesa que discutirá os 200 anos da independência do Brasil, às 19 horas. Um Sarau em homenagem a Moacyr Scliar marcará o encerramento do primeiro dia do evento, às 21 horas.
A programação é totalmente gratuita e pode ser acessada no site http://filigram.com.br/programacao/.
O festival também inclui a 25ª Feira do Livro de Gramado, evento tradicional da cidade, com a participação de livrarias e editoras. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Gramado.
O secretário de Cultura, Ricardo Bertolucci, destaca que “este é um evento que propõe ser inovador no município, e vai trazer para Gramado alguns dos maiores nomes da literatura nacional, apresentações artísticas, a feira do livro, comercialização, estandes literários. É um evento que vai transformar uma parte da cidade num grande universo literário”.