Morreu nesta terça-feira, dia 13 de dezembro, uma das empresárias pioneiras da hotelaria gramadense. Ana Rossi, também conhecida como Anita, faleceu aos 90 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Ana Rossi é a fundadora, junto com seu esposo (Octávio Rossi) de um dos mais tradicionais hotéis de Gramado: o Hotel Vovó Carolina, localizado na Avenida Borges de Medeiros e com 42 anos de história. Ela também é mãe de uma das mais importantes lideranças do turismo nacional, a empresária gramadense Marta Rossi. O casal tem mais dois filhos: os empresários João Batista e Maristela Rossi.
Familiares, amigos e conhecidos lamentam a morte da empresária nas redes sociais. O velório será realizado a partir das 18 horas de hoje, no cemitério católico São Lourenço no bairro Floresta. O enterro ocorre nesta quarta-feira, dia 14, ás 14 horas.
A FAMÍLIA ROSSI E O HOTEL VOVÓ CAROLINA
O casal Octavio e Ana moravam na Serra Grande no interior de Gramado e mudaram-se para o Centro de Gramado no final dos anos 50 já casados e com sua primeira filha, Marta Rossi. Em tempos em que as ações comerciais se concentravam na Borges de Medeiros, o primeiro empreendimento da família foi aberto na avenida quando Octavio inaugurou seu Bar com um diferencial para a época: servia almoço.
O local, Bar do Octavio, ficou famoso e atraía os moradores de várias localidades para a famosa “buchada” (dobradinha) principalmente aos sábados quando os colonos vinham do interior almoçar na cidade. A família manteve o empreendimento até meados dos anos 60 quando mudaram-se para próximo ao Hotel Serra Azul, em um prédio antigo de três andares, de madeira. No local Octavio abriu seu restaurante no térreo e ajudava a administrar a pousada/pensão que havia nos andares de cima.
Depois, a família partiu para outro empreendimento, o antigo Café Cacique, onde atualmente está localizado o Cacique Restobar (na própria Borges de Medeiros). Na época, auge da Festa das Hortênsias, o local era a única opção gastronômica do Centro e “bombava” na cidade. Aí, o antigo proprietário, Lauri Casagrande vendeu também para a família Rossi a padaria que ficava nos fundos.
Finalmente, Octavio entrou de sócio em um mercado e padaria localizado também na Borges. Após desmanchar esta sociedade, em 1980, Octavio decidiu abrir o Hotel Vovó Carolina. Em uma conversa com um familiar, Leuclides Preto, ele foi aconselhado a abrir um hotel. E foi o que fez. Surgia então o Hotel Vovó Carolina inicialmente com 10 apartamentos no terreno da família.
Hoje, o empreendimento tem a frente um dos filhos do casal João Batista Rossi que, junto com a esposa, Mariah Rossi, comandam o hotel Vovó Carolina e também a Pousada Vovó Carolina que completou 24 anos em 2020.
Mas, mesmo com a idade avançada, Octavio e Ana Rossi não aceitavam ficar parados. Acostumados e trabalhar diariamente e sempre madrugando, eles sempre davam um jeito de participar das atividades do hotel.