Apesar da vontade dos brasileiros em fazer as malas, uma pesquisa produzida pela Semrush, plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade online e marketing de conteúdo, aponta que os turistas não estão satisfeitos com os preços encontrados. De acordo com o estudo, as buscas na internet pelo termo “viagens baratas Brasil” cresceram 106.2% de 2020 a 2022, enquanto “viagens baratas para casal” teve 151.2% de aumento no mesmo período.
Quando falamos em meios de transporte, o aumento do preço das passagens aéreas fez com que os turistas migrassem para a estrada. Nos últimos três anos, a procura por “viagens baratas de ônibus” aumentou 462.1% enquanto “viagens baratas de avião” registrou um crescimento inferior, de 70% nas pesquisas.
O estudo da Semrush também trouxe outros dados interessantes sobre o público que procura por turismo na internet. Segundo a pesquisa, mais de 30% dos brasileiros que acessam sites de viagens são adultos com idade entre 25 e 34 anos. Além disso, as mulheres representam 53.6% dos acessos.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil, monitorar as buscas do público-alvo de um negócio é essencial para aumentar a visibilidade do site: “Como as preocupações econômicas estão levando os viajantes a olharem com mais atenção para o orçamento da viagem, crie conteúdos voltados para o assunto. Dê dicas de roteiros baratos, por exemplo, ou, como a procura é maior entre pessoas de uma faixa etária específica, faça uma lista para esse público”.