Le Pin, que em francês significa “Pinheiro”, é o nome do novo restaurante que Gramado acaba de ganhar, que fica dentro do Hotel Alpestre, um dos mais tradicionais da cidade.
O hotel acabou de concluir uma grande reforma fazendo melhorias em várias áreas e um dos principais foco foi o restaurante: até então tinha um coffee shop com 40 lugares para refeições rápidas, e agora triplicou de tamanho e tem capacidade para até 110 pessoas, aberto, inclusive, para não hóspedes.
A cozinha é de comida internacional, inspirado nos Alpes Europeus. As opções são bem variadas e vão desde aperitivos até sobremesas, passando por entradas frias e quentes, e pratos principais.
Drinques tradicionais e autorais – criados por um mixologista exclusivamente para o Le Pin – e uma carta de vinhos com mais de 80 rótulos de diversos países (da região sul do Brasil, Chile, Argentina, França, Alemanha, Portugal e até rótulos da Eslovênia, Macedônia, Romênia e Geórgia) também fazem parte do cardápio.
O Le Pin é um restaurante com Lobby Bar, e fica aberto direto das 11h45 às 23h00, disponível seja para um refeição completa, seja para tomar um drink com petiscos, e curtir agradáveis momentos em torno da mesa.
Alguns dos destaques do cardápio são a Seleção de Queijos e Charcutaria (tábua com três tipos de queijo, salame hamnurguês, copa e jamón), Carré de Cordeiro com Risotto de Cogumelos Trufado (prato que traz rusticidade e elegância, finalizado com delicado molho demi glace Le Pin); Salmão ao Molho Agridoce (filé de salmão ao molho cítrico de limão siciliano e gengibre, guarnecido com risotto de gorgonzola e peras salteadas); Parmeggiana (filés levemente empanados, molho de tomate da casa, gratinado com generola camada de queijo; acompanha arroz branco e fritas Le Pin).
De drinques, algumas sugestões são o Expresso Martini (vodka, licor de café, xarope de açúcar e café espresso) e o Negroni Le Pin (vodka Kalvelage Oak, campari, licor de frutas vermelhas e vermute rosso, cherry bitters enraízes).
Um grande diferencial do Le Pin é o cardápio kids com opções para crianças a partir dos seis meses, separado por faixa etária e com porções ideiais para cada idade, como papinhas variadas, cozidinhos etc. Este menú também traz os pratos preferidos do Alceu e da Lola, os dois personagens-mascotes do Alpestre, que encantam os pequenos. Um prato que o Alceu gosta muito, por exemplo, é o Cheeseburguer (pão brioche, iscas de filé mignon, queijo muçarela e batata frita); já a Lola, ama uma massa, a Gravatinha ou Espaguete (que pode vir com molho de queijos, na mateiga ou bolonhesa).
O ambiente do Le Pin possui móveis e objetos de design; tem iluminação natural, e fica integrado ao jardim do hotel, uma área verde de 12 mil metros quadrados . O Pinheiro, árvore que fica ao lado do deck do restaurante, e que inspirou o seu nome, dá o charme ao local. O espaço, inspirado em estações de esquis e alpes suíços, traz elementos em madeiras naturais, compondo a atmosfera típica da Serra Gaúcha.