O Centro de Tradições Gaúchas Manotaço de Gramado realizou sábado passado, dia 22, a edição anual da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões. O concurso interno reuniu 20 candidatos em todas as categorias, desde crianças de 5 e 6 anos até adultos com mais de 35 anos.
A programação de avaliações teve início com a prova escrita, que exigiu conhecimento sobre história, geografia, folclore e tradicionalismo. Na mostra cultural as prendas apresentaram trabalhos sobre a temática ‘Fios e Linhas’, onde elas mostraram aprendizados como tricô e crochê.
Os peões explanaram sobre uma pesquisa com ‘Instrumentos de Açoite de Cavalo’ explicando o que é um mango, rebenque, relho e chibata, entre outros. Danças tradicionais e de salão, declamação e interpretação vocal foram as provas artísticas que prendas e peões exibiram. Para os mais novos, além de danças, eles falaram sobre brincadeiras tradicionais como Cinco Marias, Peteca, Cavalo de Pau, Boneca de Pano, Pé de Lata e Funda/Bodoque. Para os peões das categorias juvenil e adulta também foram elaboradas provas campeiras como encilha, tosa e prova de rédeas.
“Novamente o CTG realiza um grandioso concurso. Os momentos culturais e os estudos prévios que todos enfrentaram proporcionam um aprendizado que é para a vida toda. É um engrandecimento importante para esses jovens e colocar tudo em prático no concurso significa enfrentar medos como falar em público. O futuro do tradicionalismo e dos CTGs depende destes jovens”, observou o patrão da entidade, Fernando Gusen.
“Este é o momento onde crianças, jovens e adultos mostram suas habilidades em diversos quesitos e nosso objetivo é buscar preparar, incentivar e auxiliar estes jovens na preservação de nossa identidade cultural, nossos usos e costumes e nosso folclore. Nossa cultura é belíssima e precisamos preservar, cultuar e divulgar de forma respeitosa e correta os nossos valores. Jovens e crianças são nosso futuro e sua conscientização e amor pela tradição é a certeza da preservação da nossa cultura”, enfatiza a diretora do departamento cultural, Daniela Dutra, que atuou na organização do concurso.
A solenidade de entrega das faixas às prendas e dos crachás/brasões aos peões ocorreu durante um baile no sábado à noite, que reuniu as famílias na sede do CTG em uma grande confraternização.
RESULTADOS
Categoria Infantil (5 a 7 anos)
Bonequinha de Galpão: Isadora da Silva e Silva
Bonequinha de Galpão: Maria Pinto Silveira
Piazito: Davi Conte de Moraes
Piazito: Miguel Noel Maciel
Categoria Pré-mirim (8 e 9 anos)
Prendinha: Antônia Pinto Silveira
Prendinha: Clara dos Santos Cavallin
Prendinha: Livia de Mello
Piazinho: Eduardo Port
Categoria Mirim (10 a 12 anos)
1ª prenda: Isabelly da Silva e Silva
2ª prenda: Vitoria Rafaela Santos Borges
3ª prenda: Rafaella Hochscheidt
Piá Farroupilha: João Pedro Santos Borges
Categoria Juvenil (13 a 17 anos)
1ª prenda: Gabriela Thoen Krause
2ª prenda: Larissa Mangold Tegner
3ª prenda: Eduarda Augsten Tegner
Simpatia: Raphaela Tavares Costa
Guri Farroupilha: Thivian do Pra de Souza
Categoria Adulta (acima de 17 anos)
1ª prenda: Vitoria Almeida de Moura
Peão Farroupilha: Antônio Augusto Dias
Categoria Veterana (acima de 35 anos)
1ª prenda: Flávia Marques Nitzsche