A MetSul Meteorologia alerta que a formação de um novo ciclone extratropical na costa gaúcha. O aprofundamento da baixa pressão que dará origem ao ciclone gerará chuva intensa e tempestades no estado gaúcho. Já a frente fria que se organizará a partir do ciclone pode provocar chuva forte e tempestades entre o Norte gaúcho e o Paraná.
O momento mais crítico no Rio Grande do Sul será esta terça, quando a baixa pressão profunda estiver em migração do Oeste para o Leste entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gerando chuva intensa em várias regiões gaúchas e temporais.
O pior no Rio Grande do Sul será nesta terça-feira, dia 26 de setembro, sobretudo no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho com chuva muito forte, capaz de gerar alagamentos e inundações. Haverá pontos que em menos de três horas a chuva pode exceder 50 mm. Várias cidades devem ter só amanhã volumes perto ou acima de 100 mm com 100 mm a 150 mm em alguns locais.
Na quarta, com o ciclone na costa, a área da Lagoa dos Patos, o Sul da Grande Porto Alegre, Leste da Serra Gaúcha, Litoral gaúcho, Planalto Sul Catarinense e a costa catarinense podem ter, em média, rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, mas com picos de 80 km/h a 90 km/h em alguns setores da orla e até de 100 km/h ou mais nas montanhas da Serra do Mar. Haverá queda de árvores e prováveis cortes de energia.
As informações são da Metsul Meteorologia.
Uma resposta
Adoro o Sul. Estarei orando para que não haja mais problemas de perdas de materiais e de vidas. Que Deus envie anjos em volta deste Estado, protegendo-o.