Interdições em bairros, acessos liberados e turismo normal. Confira a situação em Gramado

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Gramado segue com suas equipes mobilizadas para conter os danos causados pelas fortes chuvas da última sexta (17) e sábado (18). Parques temáticos, área central, hotelaria e atrativos turísticos não tem registro de danos. Os registros mais impactantes estão em bairros residenciais, encostas e pontos do interior da cidade.

Enquanto equipes técnicas elaboram relatórios das vistorias dos últimos dias, grupos de servidores municipais seguem limpando as vias, auxiliando as famílias atingidas e monitorando os pontos mais críticos.

Os técnicos e geólogos contratados para avaliar as áreas de risco, ainda não divulgaram seus laudos referentes aos locais. Assim que esta divulgação ocorrer, haverá um comunicado para a comunidade.

A previsão do tempo traz possiblidade de chuva para região entre a quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de novembro, mas com volumos muito abaixo dos resgistrados no último fim de semana.

Previsão de chuva entre esta quarta e quinta em Gramado.

Confira a lista com locais e números atualizados na manhã desta quarta-feita, dia 22 de novembro

  • Bairro Três Pinheiros: Todas as residências interditadas no domingo (19) devido ao risco de deslizamento de terras.
  • Bairro Piratini, na Rua Nelson Dinnebier: 23 residências interditadas devido a rachaduras e deslizamento de terras, além de três veículos soterrados com perda total no sábado (18).
  • ERS-115: Uma residência interditada junto a antiga Famastil no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
  • Rua Ladeira da Azaleias, no bairro Planalto: interdição de todas as edificações da rua a partir do número 444, sendo uma residência, o Condomínio Residencial Ana Carolina e o Condomínio Residencial Don Felipe: Evacuado no sábado (18) devido ao risco de deslizamento de terras.
  • Rua Alameda das Rosas, no bairro Planalto: Duas residências interditadas na terça (21).
  • Linha Caboclo, na Rua Moreira: Cinco residências interditadas na terça-feira (21) devido a rachaduras nas casas e risco de queda de barreira.
  • Abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho: 20 adultos e 11 crianças abrigadas.
  • Linha Marcondes baixa: Dois óbitos causados por soterramento no sábado (18).
  • A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana informa que a Rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, está bloqueada para a passagem de veículos por questão de segurança devido ao risco de queda de barreira. O trecho bloqueado corresponde ao mesmo onde houve deslizamento, próximo aos números 1501, 1521, 1555, 1593, 1607, 1640, 1650 e 1669. Não há previsão de liberação da via.
  • Outro ponto bloqueado é o caminho entre Caxias do Sul- Vila Oliva e Gramado. O local, próximo a Ponte do Raposo teve registro de quedas de barreira e segue bloqueado.
  • O abastecimento de água e energia e elétrica também está normalizado em Gramado.

Para garantir a segurança de todos, ainda não há previsão de liberação das famílias evacuadas para retornarem às suas residências. O ginásio da Escola Senador Salgado Filho está à disposição das pessoas que não tem para onde ir, ou para quem precisa de um espaço para guardar seus bens. A coordenação do espaço está a cargo da Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, que pode ser contatada no (54) 3286-4349 ou (54) 98408-0010.

Eventos e áreas turísticas

As principais vias de acesso a Gramado já foram liberadas. O trânsito entre Porto Alegre e Gramado está normal pelas principais vias de acesso sem bloqueios, tanto via Três Coroas como via Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. A chegada a Gramado via Caxias do Sul pode ser feira via Vila Cristina, Feliz, Linha Nova, Nova Petrópolis e Gramado. Também existe a opção de fazer o trajeto via Rota do Sol, Tainhas, São Francisco de Paula, Canela e Gramado.

A área central do município não foi atingida e as atividades turísticas, comerciais e de eventos, bem como a programação do 38º Natal Luz de Gramado, ocorrem normalmente.

A Administração Municipal, por meio da Defesa Civil e todas as suas secretarias, segue trabalhando com determinação para auxiliar a população gramadense nas demandas. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura. Para emergência, ligue Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade