Prefeitura e forças de segurança de Canela estão mobilizadas para atender a comunidade das áreas centrais e bairros atingidas pelo forte temporal do fim da noite de terça-feira, dia 16, e madrugada de quarta-feira, dia 17 de janeiro.
Segundo dados do Governo do Rio Grande do Sul, Canela registrou as mais fortes rajadas de vento das últimas 32 horas no Estado com ventos de até 103 km/h. O resultado nesta manhã é dezenas de árvores caídas, postes no chão, destelhamento de casas e queda de barreiras. Milhares de moradores estão sem energia elétrica desde a noite de ontem.
Parte da decoração de Natal da cidade, no pórtico de entrada da cidade, foi ao chão. É o caso do pinheiro gigante de ferro que não resistiu a força dos ventos e caiu.
Não há registros de feridos com gravidade até o momento. Segundo a Comunicação da Prefeitura, as equipes atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para atender ocorrências relacionadas ao forte temporal. Os servidores trabalharam sob chuva ao longo da madrugada atuando na remoção de árvores tombadas, fios e postes de energia caídos, auxiliando no desentupimento de bocas de lobo (bueiros) em diversas vias, além de estragos provocados pelos fortes ventos como quedas de muros e residências destelhadas.
O chefe da Defesa Civil de Canela, João Silveira, informa que aproximadamente 70 casas tiveram danos registrados em telhados, sendo que três residências foram completamente destruídas devido à queda de árvores. Os bairros mais atingidos foram o Santa Marta e o Dante, onde 11 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão temporariamente abrigadas no Centro Social Padre Franco. Bairros como Vila Suzana, Santa terezinha, Vila Maggi também tem registros de avarias.
Conforme Joãozinho Silveira já foram distribuídos 500 metros de lonas para atendimento imediato das famílias atingidas e este trabalho terá continuidade ao longo do dia. “Estamos analisando cada situação e será necessário adquirir cerca de três mil telhas para atender a grande demanda”, projeta João.
A Rota Panorâmica – Rodovia Arnaldo Oppitz está totalmente bloqueada devido a queda de árvores, logo na esquina com a Rua Godofredo Raymundo, no bairro Eugênio Ferreira (próximo ao Cemitério Municipal). A Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização pede atenção aos motoristas, já que diversas vias do município estão parcialmente bloqueadas enquanto as equipes atendem as ocorrências. O prefeito em Exercício, Jefferson de Oliveira, ressalta que a Administração Municipal já trabalha na elaboração de um Decreto de Emergência com o objetivo de agilizar os atendimentos às famílias necessitadas. “A situação demanda uma resposta ágil e coordenada para garantir a segurança e o suporte necessário à população afetada“, avalia Jefferson.
CONTATOS DE EMERGÊNCIA
A Prefeitura reforça a importância da população buscar auxílio e informar sobre ocorrências através dos telefones de emergência 193 (Bombeiros) ou (54) 9.9135-1949 (Defesa Civil). “A colaboração de todos é crucial para superar esse momento desafiador. A solidariedade e a união da comunidade são fundamentais para a rápida recuperação”, destacou o prefeito em exercício Jefferson Oliveira.
A Administração Municipal segue monitorando de perto a situação e trabalhando para prestar assistência aos locais mais afetados. “A segurança e o bem-estar dos cidadãos são prioridades e a Prefeitura está empenhada em garantir uma resposta eficiente diante dos impactos causados pelo temporal. Pedimos a compreensão e a colaboração de todos neste momento delicado, reforçando a importância da prevenção e da comunicação constante para enfrentarmos, juntos, os desafios que se apresentam“, finaliza Jefferson.