A Administração Municipal de Gramado, por meio da Secretaria de Agricultura, foi selecionada para o Programa Sucessão Rural Familiar desenvolvido pela Sicredi Pioneira, com foco em jovens filhos de produtores rurais. A proposta é de repassar técnicas e ensinamentos que vão desde tendências de mercado agrícola e da agroindústria; indicadores econômicos da propriedade; motivação profissional; importância da cooperação; gestão de tempo; controle de custos de produção; liderança; comunicação; empreendedorismo; e boas práticas de gestão em propriedades rurais.
O coordenador das agroindústrias de Gramado, Eliezer Lima, explica que o trabalho é desenvolvido em nove módulos do programa. Os encontros são mensais envolvendo famílias de Gramado, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval. No último sábado (17) Gramado foi anfitriã de um encontro do programa, que aconteceu na Linha Bonita, no Velho Casarão Visenzo Marcon. “Foi muito importante recebermos esse encontro e proporcionarmos a integração entre os municípios e os jovens agricultores. A sucessão rural familiar vai muito além de somente a manutenção das propriedades, pois proporciona um desenvolvimento econômico das comunidades, promove a formação de profissionais das novas gerações e gera benefícios para toda a família”, avalia Eliezer Nascimento.
Representaram a Sicred no encontro os colaboradores Murilo Felisberto, Marcelo Marim e Carla Ferreira, enquanto que a Emater esteve presente por meio da extensionista Janete Basso.
DESENVOLVIMENTO RURAL E TURÍSTICO – A Secretaria da Agricultura, juntamente com a Emater e a Sicred, já estão realizando credenciamento e recebendo inscrições de famílias que possuem interesse em participar da próxima etapa do programa. “O programa é aberto para todas as famílias do nosso interior que possuem jovens que querem se manter na propriedade e dar sequência aos negócios”, finaliza Eliezer. O prefeito Nestor Tissot parabeniza a iniciativa. “O interior de Gramado está cada vez mais estruturado e valorizado! E iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento turístico e rural”, avalia Tissot. Mais informações sobre o Programa Sucessão Rural Familiar pelo telefone (54) 3286-7658.–