O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram na manhã desta terça-feira, dia 12 de março, que Gramado está contemplada com um Isntituto Federal de Educação, Ciência e Tacnologia.
Mais de 30 municípios gaúchos estavam na disputa e Gramado foi um dos cinco municípios escolhidos pelo Governo Federeal. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. A previsão é de que os novos institutos federais sejam inaugurados até 2026.
O prefeito Nestor Tissot e o secretário Ike Koetz estavam em Brasília e comemoraram a escolha por Gramado.
“Estamos muito felizes, nossos jovens saindo da Escola poderão ingressar no instituro e buscar conhecimento e aperfeiçoamento em suas áreas de profissão. Nosso governo está pautado num pilar muito forte que é a Eduacação, encontrando caminhos para o futuro da nossa sociedade”, destacou o prefeito Nestor Tissot.
“A gente está muito feliz, quase dois anos de trabalho. Eram 32 cidades do RS disputando para ter um dos novos institutos. Foi um trabalho que iniciou pela Câmara de Vereadores com a participação da diretora da Escola do Legislativo na época, Juliana Sehn. É uma trasnformação que Gramado vai passar”, disse ao Acontece Gramado o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Ike Koetz.
“Precisamos para qualificação de mão de obra, frear evasão do Ensino Médio. Foi uma meta nos passada pelo prefeito Nestor. Ainda vamos passar por audiências e pesquisas para anunciar os cursos mas, podemos adiantar, que todos são com a vocação da cidade e queremos dar uma atenção especial para o segmento da tecnologia”, complementa Ike Koetz.
A tendência é que o Instituto em Gramado seja de porte regional com cerca de 600 a mil alunos para ensino médio, técnicos e depois até curssos superiores.
Serão cem novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia até 2026. O anúncio já havia sido feito em dezembro na 4ª Conferência Nacional de Juventude.
“Este é um governo de diálogo. Quando o presidente Lula assumiu o governo, depois de anos sem reajuste, promovemos reajuste de 9% para todos os servidores públicos federais. Eu pessoalmente recebi as entidades que representam servidores técnico-administrativos dos institutos federais, e estabelecemos uma meta de diálogo e negociação, para discutir e rever as carreiras desses servidores” destacou o ministro da Educação, Camilo Santana, durante o anúncio.