As atualizações na tarde desta quarta-feira, dia 1º de maio, sobre a situação das fortes chuvas que atingem o Estado e a região nos últimos dois dias, trazem cuidado redobrados das forças de segurança, Prefeitura e moradores de Gramado.
Com previsão de ultrapassar os 500 mm de acumulado de chuva nas próximas horas, a preocupação com as encostas, quedas de barreiras e possíveis deslizamentos aumenta. A chuva deve seguir em Gramado e Canela até o fim desta quinta-feira, dia 2 de maio. Apesar das dificuldades e do grande volume de chuva, não há registros de feridos e vítimas em Gramado.
Atenção ao bairro Três Pinheiros
Segundo as atualizações da Prefeitura de Gramado, estão sendo avaliadas ações emergenciais e preventivas com o objetivo principal de resguardar a vida das pessoas. Conforme estudo da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia, contratada pelo Poder Público de Gramado, a área de risco na encosta do bairro Três Pinheiros está chegando próxima da capacidade limite de absorção de água. O local, teve queda de encosta, rachaduras, queda de prédio e eacuação de mais de 25 famílias em novembro de 2023.
A Administração Municipal de Gramado, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e com o Ministério Público, solicita que a comunidade mantenha atenção e cuidados redobrados, sempre acompanhando os canais oficiais destes órgãos públicos, tendo em vista que o alerta do Governo do Estado indica previsão de chuva acima de 200 milímetros até o próximo domingo, 5 de maio.
As equipes seguem realizando medições periódicas da movimentação do solo e do nível de chuva através de pluviômetros, assim como as condições das árvores em situação de risco. Qualquer alteração que envolva risco será imediatamente informada à comunidade local.
Aulas e eventos suspensos
A Secretaria de Educação, informa que as aulas na Rede Municipal de Ensino de Gramado estão suspensas nesta quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), em virtude dos estragos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias que atingiram algumas instituições de ensino e do difícil acesso ao município para os servidores que vêm de outras cidades.
A programação da Festa da Colônia e da Feira Feito em Gramado também estão suspensas preventivamente. Os eventos reabrem ao público no próximo sábado, dia 4 de maio.
Bloqueios nas estradas
Atualizado em 1º de maio – 12h40
Equipes da Prefeitura de Gramado, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar, em conjunto com o Ministério Público de Gramado, estão mobilizadas desde as primeiras horas desta quarta-feira, 1º de maio, atuando no enfrentamento aos danos causados pelas fortes chuvas.
A orientação do Governo do Estado, da Defesa Civil Estadual e das autoridades competentes é de que a população permaneça em casa, sempre que possível.
Confira como está a situação das vias públicas e estradas de Gramado:
TOTALMENTE INTERDITADAS
📍 RS-115: queda de barreira próximo ao pedágio’;
📍 Rua Miguel Tissot: asfalto danificado (Várzea Grande);
📍 Rua FG Bier: quedas de árvores na rede elétrica (Planalto);
📍 Rua Prefeito Nelson Dinnerbier: queda de barreira no acesso para Linha Ávila (Piratini);
📍 Ponte do Raposo (danos na estrutura);
📍 Estrada Linha São Roque (queda de barreiras);
📍 Estrada da Serra Grande em direção à Igrejinha (queda de barreiras);
📍 Estrada Linha Quilombo (queda de barreiras);
📍 Estrada Linha Moreira (queda de barreiras);
📍 Estrada Linha Carahá.
*Acesso a Linha Bonita e Linha Nova o asfalto tem alguns pontos com risco de ceder. Pede-se que veículos pesados não usem a via. Também há pontos de risco na estrada entre a Linha 28 e Quilombo.
Acesso alternativo para chegar ou sair de Gramado:
📍 ERS-020 e ERS-235, passando por Igrejinha/Localidade de Lajeadinho/São Francisco de Paula/Canela/Gramado.
Na direção de Caxias do Sul a orientação é usar o trecho que passa por Canela/São Francisco de Paula/Tainhas e Rota do Sol.