Após dias de muita preocupação, altos volumes de chuva e Gramado e Canela registrando um acumulado superior a 500 mm nesta semana, confirmando as previsões do Inmet, as previsões começam a dar sinais de um arrefecimento no volume das chuvas nas duas cidades.
A semana foi uma das mais trágicas nas duas cidades quando o assunto são eventos climáticos extremos. Até o momento, foram confirmadas seis mortes (quatro em Gramado e duas em Canela), todas em localidades do interior, e nove pessoas seguem desaparecidas.
As tragédias aconteceram em deslizamentos de terra nas Linhas Pedra Branca e Quilombo em Gramado, e na localidade de Rancho Grande em Canela.
Segundo dados oficiais, as estações do Inmet que mais registraram chuva de 26 de abril até as 9h desta quinta (2), foram: Soledade (488,6 mm); Santa Maria (484,8 mm) e Canela (460 mm).
Segundo a Metsul Meteorologia, em Gramado e Canela a precipitação foi de mais de 83 mm somente nesta quinta-feira, dia 2 de maio.
Previsão para os próximos dias
Segundo previsão da Metsul, para sexta (3), a previsão é de cerca de 40 mm, sábado (4), previsão de 45 mm, e domingo (5) previsão de cerca de 6 mm de precipitação. A previsão para segunda-feira (6) é de sol, sem chuva.
A chuva deve voltar a Gramado e Canela entre quinta-feira (9 de maio) e domingo (12 de maio). Para estes quatro dias, a previsão é que o acumulado deverá chegar próximo dos 140 mm.
Já a plataforma Windfinder tem previsão de cerca de 30 mm para sexta (3), cerca de 65 mm para sábado (4), cerca de 7 mm para domingo (5) e previsão de sol sem chuva na segunda, terça e quarta (dias 6, 7 e 8 de maio).
A plataforma também prevê a volta da chuva (porém em menor quantidade) para quinta, sexta e sábado da próxima semana (dias 9, 10 e 11).