O capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, Pedro Henrique Costa, atualizou ao Acontece Gramado, às 11 horas da manhã desta sexta-feira, dia 3 de maio, a situação em Gramado em consequência das fortes chuvas dos últimos três dias.
Segundo o Capitão, os atendimentos ocorrem desde o dia 29 de abril com 24 ocorrências atendidas até o momento entre elas cortes de árvores, alagamentos, dez situações de deslizamentos, inundação, salvamento de pessoas, pessoas desaparecidas e vistorias.
Até o momento, foram 28 pessoas salvas, seis pessoas seguem desaparecidas, onze pessoas seguem ilhadas necessitando salvamento e quatro óbitos confirmados.
Os loais que de maior atenção nesta manhã são a Linha Furna (Pedras Altas), com quatro desaparecidos, Linha 28 (Quilombo) com uma pessoa desaparecida e Linha Ávila com uma pessoas desaparecida/incomunicável.
Os óbitos confirmados foram na Linha Pedra Branca (três pessoas) e na Linha Quilombo (uma pessoa).
As localidade que possuem pessoas ilhadas, que necessitam de salvamento e são áreas de difícil acesso são a Linha Moreira, com duas pessoas e o Morro do Caboclo Alto com nove pessoas precisando ser resgatadas: quatro crianças e cinco adultos.
“Temos um total de efetivo empregado de 12 militares e etamos com duas frentes de trabalho e uma frente de revezamento em descanso no quartel. Os Bombeiros de Gramado atuam nas ações de resgate com duas viaturas ABT, uma Auto-Resgate do tipo Ambulância e dois veículos 4×4, além de 2 ATP (263 e 10609)“, detalha o capitão.
Segundo ele, quatro retroescavadeiras também são usadas como recursos adicionais e a corporação precisa de operadores.
Sobre os dias de muita tensão e intenso trabalho das forças de segurança, o capitão Pedro resume: “Seguimos com a nossa missão de salvar vidas, nosso maior motivo de não parar”.