O fim de semana, dias 11 e 12 de maio, foi de muita apreensão e atenção em Gramado principalmente nas regiões de encosta, que estão com o solo extremamente encharcado. As chuvas de sábado e domingo tiveram consequências com evacuação de mais moradores das áreas de risco mapeadas pelo Gabinete de Crise da Prefeitura e também registros de movimentação da massa nas encostas, algumas quedas de barreiras em residências entrando em colapso.
A atenção máxima segue nesta segunda, dia 13 de maio, quando ainda há previsão de alguns períodos de chuva. A partir da madrugada de terça-feira, dia 14, as chuvas param na região.
As situações mais críticas foram registradas no bairro Piratini. No local, algumas casas cederam e foram ao solo em função da movimentação do solo. Outro trecho que teve grande impacto foi a Rua Henrique Bertolucci onde o asfalto de um trecho que dá acesso ao bairro cedeu e algumas residências próximas também tiveram início de movimentação de solo. O local já havia sido evacuado preventivamente pela Prefeitura e não houve feridos.
Em razão das evacuações de moradores em áreas de risco, já são mais de 800 moradores que já saíram de casa e estão em abrigos provisórios ou de familiares.
Segundo o Gabinete de Crise, os 16 pontos de risco maior em Gramado (com evacuação de moradores) são: Bairro Três Pinheiros, Rua Henrique Bertoluci (Piratini), Rua Guilherme Dal Ri (Piratini), Condomínio Alphaville (Bavária), Rua Getúlio Vargas (Piratini), Edifício localizado na ladeira das Azaleias (Planalto), Edifício localizado próximo ao Parque Knorr (Centro), Altos da Viação Férrea, Rua Dr. Carlos Nelz (Centro), Rua Nelson Dinnebier (Piratini), Loteamento Orlandi (Várzea), Linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Vila do Sol, Linha Bonita e Morro Redondo.
Gramado teve sete mortes registradas na madrugada de quinta-feira, dia 2 de maio, quando ocorreram deslizamentos de terra soterrando residências nas localidades de Linha Pedra Branca e Linha Quilombo.
Em atualização do Gabinete de Crise no fim da tarde do último domingo, o apelo foi para que os moradores e pessoas não transitem por áreas interditadas. Não acreditem em fake news e confiram as informações recebidos nos canais oficiais da Prefeitura de Gramado.
Duas fake news divulgadas no fim de semana falavam que o Posto de Saúde de Gramado (Postão) estava colapsando e que a ERS-115 ficaria fechada até o dia 1º de junho. As duas informações são FALSAS.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, a Prefeitura reforçou o isolamento nas áreas de risco. Já o prefeito Nestor Tissot destacou que o momento exige esta retirada das pessoas das casas em áreas de risco pois os técnicos contratados pela Prefeitura trabalham com dados e tecnologias que permitem antecipar os deslizamentos.
Outro pedido é que os moradores de Gramado economizem água pois um novo problema nas bombas do na adutora do Poço da Faca prejudica o abstecimento da cidade nesta segunda e terça.