Na última terça-feira (21), ocorreu uma reunião no Grande Hotel de Canela, que contou com a presença de autoridades como o prefeito Nestor Tissot, o vice-prefeito Luia Barbacovi e o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginatto que estiveram presentes na reunião. Também participaram o secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, os prefeitos Constantino Orsolin e secretário de Turismo Gilmar Ferreira (Canela), Marcos Aguzzolli (São Francisco de Paula) e outros representantes do Governo do Estado, além de empresários e representantes de entidades.
O tema da reunião foi a apresentação do projeto para a construção do Aeroporto Internacional da Região das Hortênsias.
O prefeito Constantino Orsolin enfatizou o impacto positivo que o aeroporto pode trazer. “Este projeto tem potencial para ampliar o fluxo turístico e impulsionar ainda mais a economia local,” afirmou Orsolin. Ele destacou que o aeroporto facilitará o acesso de turistas nacionais e internacionais, colocando Canela e cidades vizinhas em destaque no mapa turístico global.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, presente na reunião, comprometeu-se a colaborar na busca por parcerias e recursos necessários para a concretização do aeroporto.
O projeto da empresa Cápsula prevê uma estrutura moderna, capaz de receber aeronaves de grande porte e oferecer completa infraestrutura para passageiros e cargas e deverá ter um custo entre R$ 600 e R$ 720 milhões.
Em seu pronunciamento, o prefeito Nestor Tissot fez questão de reafirmar que Gramado é parceiro desta iniciativa e apoia o projeto. “Nós queremos o aeroporto de Canela e queremos o aeroporto de Vila Oliva também, pois um não inviabiliza o outro. Gramado apoia e está junto pelo Aeroporto das Hortênsias, já que este é um equipamento fundamental para nossa atividade turística. Em nome da comunidade de Gramado reafirmo que estamos de acordo com essa proposta e para isso temos que nos unir, poder público e iniciativa privada. Um aeroporto há cinco minutos do Centro de Canela, há 15, 20 minutos do Centro de Gramado, transformará a nossa região”, avalia o prefeito.
O encontro terminou com um consenso sobre a necessidade de aprofundar os estudos e buscar financiamento. Nos próximos meses, serão realizadas novas reuniões com autoridades estaduais e federais, além de possíveis investidores privados, para discutir parcerias e estratégias de implementação.
Respostas de 3
Otima notícia! Vai ser um sucesso e fazer toda a diferença para toda a nossa região!
Poderia melhor o aeroporto de Canela. Fica estas iluçöes de aeroporto novo. De onde viria o dinheiro???
Utopia. Muito dinheiro envolvido sendo que o Aeroporto Porto Alegre é relativamente perto