A Lugano, fabricante de chocolates artesanais de Gramado, promove o embarque de três dos seis contêineres de chocolate artesanal previstos para os Estados Unidos nos próximos meses.
No pedido, um item curioso: um doce de origem árabe que se tornou símbolo da Argentina, os deliciosos alfajores. Apesar da referência sólida e mundial na produção do item do país vizinho, foi a qualidade do chocolate artesanal da Lugano de Gramado que encantou o mercado norte-americano. A carga enviada na última semana totalizou mais de 27 toneladas, divididas em três contêineres, reunindo cerca de 500 mil unidades.
Os alfajores foram produzidos nas versões 70% cacau, ao leite e chocolate branco. Cada alfajor pesa 60 gramas, sendo composto por dois biscoitos macios recheados com doce de leite e cobertos com chocolate. Os pedidos incluíram alfajores unitários de chocolate 70% cacau e embalagens de presente contendo nove unidades, com três de cada tipo de chocolate.
O primeiro contêiner, enviado no dia 21/6, seguiu para Qingdao, na China, onde os produtos serão reembalados em cestas de presente antes de serem comercializados nos Estados Unidos. Os contêineres enviados no sábado e segunda-feira posteriores foram destinados diretamente ao centro de distribuição do cliente em Chicago, EUA.
A Lugano iniciou a parceria com esse cliente em 2021, e este envio marca o maior volume de compras desde o início do relacionamento. Até o final do ano, outros três contêineres serão enviados para o mesmo cliente. A empresa, que completa 48 anos de história em setembro de 2024, já havia expandido para o mercado canadense em junho do ano passado, enviando 1 milhão de trufas de caramelo, morango e ao leite.
A entrada no mercado dos Estados Unidos aconteceu em 2021, com uma linha especial adaptada ao gosto dos consumidores americanos. Entre os clientes da Lugano nos EUA estão as renomadas redes de varejo Burlington e Dollar Tree.