A morte de um estudante em Canela, na semana passada, gerou grande preocupação nas autoridades de saúde locais e comunidade. O óbito foi confirmado como um caso de meningite bacteriana, do tipo streptococcus pyogenes.
A Secretaria de Saúde do município informou que está tomando medidas preventivas, especialmente na Escola Municipal Dante Bertoluci, onde a criança estudava, porém esse tipo específico de meningite não é contagioso.
Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o cartão de vacina do estudante estava atualizado, o que exclui a falta de imunização como causa do possível caso de meningite. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser provocada por vírus ou bactérias.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina Meningocócica C (Conjugada), que deve ser administrada aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses e meningo Acwy para faixa etária de 11-14 anos.
Segundo comunicado da Prefeitura de Canela: “A comunidade escolar está profundamente abalada pela perda do aluno. Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou uma psicóloga e a equipe diretiva da escola uma terapeuta para prestar apoio emocional aos colegas do estudante e à comunidade escolar”.