A partir desta semana, os terroirs do Brasil com toda sua diversidade de climas, solos, biomas e culturas será destaque em Gramado. É o Connection Terroirs do Brasil, evento realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, que irá debater entre os dias 28 a 31 de agosto caminhos para o desenvolvimento econômico, turístico e comercial de produtos originalmente brasileiros com foco na Indicação Geográfica (IG).
“Queremos mostrar mais uma vez as riquezas únicas do Brasil, neste evento que é a mais importante vitrine de promoção dos produtos de origem reunindo o que há de melhor de norte a sul do Brasil. A força do nosso país está em muitos lugares e a originalidade do que é feito exclusivamente aqui pode ser uma ferramenta transformadora para pessoas, empresas e destinos”, explica Marta Rossi, CEO do Connection Experience.
A programação acontece em diferentes lugares do centro de Gramado e inclui painéis e palestras com convidados nacionais e internacionais, feira de produtos com Indicação Geográfica (IG), circuito gastronômico e de experiências, oficinas de gastronomia e rodada de networking.
Os painelistas do evento abordarão temas variados sobre ESG, negócios, gestão de crise, turismo e gastronomia, sempre com foco na certificação de produtos. Entre os confirmados, está Léo Farah, especialista no manejo de desastres ambientais, serviço humanitário e gestão de crises que esteve no Rio Grande do Sul atuando diretamente no resgate dos atingidos pelas enchentes de maio. No Connection ele apresenta a palestra “Especialistas no Impossível”, compartilhando histórias marcantes da sua trajetória.
Outros nomes confirmados são: o publicitário Rogério Ruschel, o secretário de Planejamento do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; o chef de cozinha que trabalha a territorialidade na gastronomia, Marcos Livi; o Diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso; a Diretora do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina, Gabriela Testa; e a coordenadora de Negócios de Base Tecnológica e Propriedade Intelectual do SEBRAE Nacional, Hulda Oliveira Giesbrecht.
O ingresso para assistir a todos os dias de conteúdo custam R$ 350 por pessoa e estão à venda no site www.connectionexperience.com.br. A renda integral dos ingressos será doada para a reconstrução de Santa Tereza, cidade gaúcha devastada pelas enchentes.
Café e outros produtos brasileiros – Das 114 Indicações Geográficas que o Brasil possui, 51 estarão em Gramado durante o evento. O público que estiver na cidade poderá conhecer e levar para casa alimentos, bebidas e artesanato certificados das cinco regiões brasileiras. Entre eles estão vinhos, espumantes, queijos, méis, frutas, cachaças, erva-mate, arroz, peças em cerâmica, rendas e bordados.
Produto com o maior número de IG no país, o café terá um espaço especial. A Arena Café irá reunir 13 das 16 regiões certificadas em um só lugar onde, além da venda de produtos, acontecerá ainda degustação guiada com a barista Carolina Franco, da Lucca Café Especiais. O espaço também contará com um Brew Bar. A Alameda Terroir, como foi batizada a feira de exposição, será instalada na Rua Coberta e o acesso é gratuito.
Atividades paralelas: Arena Gastronômica, Circuito Gastronômico e de Experiências
Quem garantir o ingresso para assistir aos conteúdos dos painelistas também terá acesso a 11 atrações da região: Garden Park, Olivas de Gramado, Mátria Parque das Flores, Mini Mundo, Vila da Mônica, Geo Museu, Alpen Park, Mundo Lugano, A Mina Museu, Prawer Chocolates e Cristais de Gramado.
Através do Circuito Gastronômico, o público poderá conhecer pratos especiais criados para o evento com a utilização de ingredientes de origem. Doze restaurantes da cidade participam da ação: Spaccio RAR, Donalira, Donalira Lago Negro, Don Milo, Opiano, Josephina, Neni, Cantina Pastasciutta, Catherine, Gau, Varanda 61, Recolte, Brûlée Bistrô, Abstrato Wine Bar, Olivas Gastrobar e Hard Rock Café.
Por fim, a programação inclui ainda a Arena Gastronômica em parceria com o Senac, que vai reunir nove chefs de cozinha. Eles terão o desafio de elaborar pratos utilizando como ingrediente algum dos produtos exclusivos e tipicamente brasileiros que estarão presentes na exposição. A atividade acontece de sexta a domingo das 13h às 19h e é gratuita.
LOCAIS DAS ATIVIDADES
Palácio dos Festivais
Atividade: Painéis com especialistas.
Horário: sexta e sábado a partir das 8h15 e domingo a partir das 9h.
Acesso mediante ingresso.
Praça Major Nicoletti
Atividade: Cozinha Show com chefs do Senac.
Horário: de sexta a domingo das 13h às 19h.
Acesso gratuito.
Rua Coberta
Atividade: Alameda Terroir (feira de expositores com produtos brasileiros).
Horário: de sexta a domingo das 12h às 21h.
Acesso gratuito.
Restaurantes de Gramado
Atividade: Circuito gastronômico com pratos que utilizam produtos de origem.
Horário: conforme funcionamento de cada restaurante participante.
Compra dos pratos realizada diretamente nos restaurantes.
Parques e museus de Gramado e região
Atividade: Visita às principais atrações da Região das Hortênsias.
Horário: diariamente.
Acesso mediante ingresso do evento (com um mesmo ingresso você pode entrar em todas as atrações parceiras).
A programação completa pode ser acessada no link https://www.connectionexperience.com.br/programacao-geral.