Infraero assume Aeroporto de Canela: Alargamento da pista é prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O empresário José Ernesto Marino Neto, sócio-diretor do Kempinski Laje de Pedra, afirmou nesta terça-feira que a partir de hoje (27 de agosto), a Infraero passa a ser a administradora oficial do Aeroporto de Canela.

A outorga foi repassada pelo Governo do Rio Grande do Sul para a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), secretaria do Ministério da Infraestrutura do Brasil há cerca de um mês. Segundo a informação do empresário, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, entregará nesta terça a outorga com a assinatura passando oficialmente a gestão do Aeroporto de Canela para a Infraero.

Dediquei boa parte do ano passado estudando o Aeródromo de Canela. Tivemos reuniões com especialistas internacionais que administram os Aeroportos de Buenos Aires, Brasília, Firenze na Itália. O valor do investimento para uma empresa privada era muito alto. Por mais que tenhamos batido em muitas portas, elas nao se abriram“, destacou ao portal há cerca de um mês o executivo.

“Com a tragédia que se abateu sobre o RS, tiramos da gaveta todos estudos e fui bater na porta do presidente da LATAM e de várias autoridades. O momento coincidiu com o interesse da Infraero de expansão em Canela. É a possibilidade do renascimento do RS“, destacou o empresário ao Acontece Gramado em julho.

Segundo levantamento feito pelos empresários locais são cerca de dois milhões de passageiros ao ano descendo em Porto Alegre com destino à Serra Gaúcha. Em entrevista nesta manhã para a Rádio Clube, José Ernesto destacou que a partir de hoje os processos poderão ser acelerados.

Hoje está programada a assinatura da outorga. A partir disso, a Infraero vai poder vir para cá imediatamente e começar a fazer os investimentos no local. A pista será alargada de 18 para 30 metros, o local de manobras será implementado, teremos um terminal decente para os processos como checkin, bagagem e instrumentos”, destacou o empresário.

Infraero se comprometeu com obras de alargamento da pista e do terminal de passageiros do aeroporto de Canela
Créditos: Eduardo Idalino.

A pista em Canela tem cerca de 1.200 metros de comprimento, o que é considerado um tamanho apropriado comparado a pistas como o Aeroporto de Santos Dumont, por exemplo.

Ainda, segundo ele, serão seis meses de investimentos. Nos primeiros dois meses o foco será no alargamento de pista. A ideia é que a partir de dezembro seja possível embarcar em Congonhas e descer em Canela.

“A modernização e conversão do Aeroporto de Canela em Aeroporto Regional, vai permitir que tenhamos a chegada na cidade de aviões de médio porte com até cerca de 70 lugares. Azul e Latam já afirmaram o interesse em operar voos para Canela”, explicou José Ernesto, destacando também que o cronograma de investimentos da Infraero para Canela já está organizado e deve girar em torno de R$ 40 milhões de reais.

O prazo estipulado para as melhorias iniciais seria de dois meses, mais um mês de adaptações para início dos voos.

Uma resposta

  1. Uma informação: a extensão das pistas em locais ao nível do mar não se pode comparar com locais mais altos, pois é necessária uma maior extensão de pista em vista da sustentação.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade