O Acontece Gramado pediu aos candidatos Renan Sartori e Lauro Lovatto, candidatos a prefeito e vice pelo MDB de Gramado, que apresentassem suas propostas para as principais áreas e segmentos da cidade. Confira o que a chapa propõe caso vença as eleições do próximo domingo, dia 6 de outubro.
Renan Sartori, tem 38 anos, é casado com Maya Carpes e pai da Sofia. É formado em Educação Física pelo IPA (Porto Alegre), e empresário do ramo de academias há 13 anos. É vereador do MDB em segundo mandato e foi presidente da Câmara de Vereadores em 2022.
Lauro Lovatto, tem 62 anos, é casado com Silvana Geis, e pai de Mateus e Laura. É empresário do ramo moveleiro há 38 anos. Já foi presidente do Sidmobil e participa ativamente das causas sociais através do Orbis da Várzea Grande.
Quais as principais bandeiras da chapa? – Gramado chegou a um ponto crucial em sua história. Assim como ocorreu em outras épocas, estamos diante de uma estagnação econômica que precisa ser revista com urgência. Entendo que a atual crise não começou com o fechamento do aeroporto Salgado Filho. Ela começou lá em novembro de 2024, quando o atual prefeito – de maneira intempestiva, anunciou um decreto de calamidade pública que afugentou os turistas de Gramado. Resultado: um movimento 30% menor durante o Natal Luz.
Além de priorizar a retomada econômica, com a renovação de todos os grandes eventos, queremos dar mais oportunidades para a nossa gente, através de um plano de habitação popular de verdade, creches aos finais de semana e uma saúde mais qualificada. Neste ponto, vamos trazer um grupo de saúde reconhecido para administrar o Hospital São Miguel, e estancar os prejuízos que vem tendo na atual administração municipal.
PROJETOS PARA EDUCAÇÃO:
- Abertura de creches aos finais de semana, dando tranquilidade aos pais que trabalham
- Melhorar os índices educacionais de Gramado
- Valorização dos professores, através de metas e premiações
- Qualificação e melhorias da infraestrutura escolar
- Criar aplicativo integrando professores, alunos e famílias
PPROJETOS PARA SAÚDE:
- Mais médicos nos postos de saúde
- Mais especialidades para diminuir o tempo de espera e longos deslocamentos
- 24 horas de suporte de atendimento via canais digitais
- Agendamento de consultas on line
- Trazer instituição de saúde renomada para gestão do hospital
PROJETOS PARA O ESPORTE:
- Criação da Lei de Incentivo ao Esporte, com isenção de impostos para empresas
- Criação de novos espaços públicos de esporte e lazer
- Incentivo ao turismo esportivo
PROJETOS PARA HABITAÇÃO:
- Parceria Público Privada para a construção de moradias populares
- Incentivos fiscais para atrair construtoras
- Concessão de áreas do Município para a execução da política habitacional
PROJETOS PARA TURISMO E EVENTOS:
- Secretário de Turismo técnico e 100% dedicado a pasta
- Mais investimentos na divulgação de Gramado
- Reformulação total dos grandes eventos, com parcerias
- Concessão do ExpoGramado para retomada dos eventos de negócios
MEIO AMBIENTE E PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS:
- Concessão do Parque das Orquídeas e do Parque dos Pinheiros
- Implantação de uma efetiva Usina de Triagem de Resíduos e Reciclagem
- Ampliação do tratamento de esgotos
- Forte investimento em drenagens
- Com a outorga dos parques e do teleférico que unirá os dois, construiremos as contenções necessárias nos pontos mais críticos do município.
MOBILIDADE URBANA:
- Execução do Plano de Mobilidade Urbana que foi feito por especialistas internacionais.
- Interligação entre os bairros: Dutra/Carniel; Avenida Central/Carniel; Dutra/Prinstrop
- Descentralização dos prédios públicos
ECONOMIA E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA:
- Diversificação da matriz econômica com a criação de um Distrito Industrial
- Mais investimentos na divulgação de Gramado, com foco no digital
- Secretário de Turismo 100% dedicado
- Renovação de todos os grandes espetáculos públicos
- Eliminação de taxas para a realização de eventos corporativos
Na sua avaliação, quais os maiores desafios que a chapa terá para gerir a cidade caso sejam eleitos? A Economia vai ser o grande desafio. Vamos ter um secretário de Turismo 100% dedicado à pasta, com um orçamento maior, e mais investimentos na divulgação institucional, especialmente na área digital. Vamos reformular todos os grandes eventos, especialmente o Natal Luz, que precisa ter uma entrega mais efetiva ao público. Hoje, o valor está muito acima do que deveria ser, e este é um dos motivos da decadência do evento.
Paralelamente às mudanças no turismo, vamos buscar a diversificação econômica do município, com a implantação do Distrito Industrial, uma bandeira de meu vice-prefeito Lauro Lovatto. Para a economia ir bem, também é preciso parar de aumentar impostos e criar taxas. Os empresários não aguentam mais! Ao contrário do atual prefeito, sou contra a cobrança da Taxa de Proteção Ambiental (TPA).
Mensagem para a comunidade – “É hora de renovação! No próximo domingo, o eleitor terá a opção de escolher entre a Nova Política e a Velha Política. Por isso, peço o apoio para fazer as mudanças que Gramado tanto precisa, com um choque de gestão. Vamos restabelecer o contato direto com a população, sem a imposição de ideias. Queremos construir um novo modelo de gestão, mais próximo da comunidade. Chegou a hora da renovação!“.