Pelo segundo ano consecutivo, o Internacional conquista o título da Copa Gramado Sub-16. Na tarde desta quarta-feira (2), na finalíssima do torneio, o Celeiro de Ases derrotou, por 2 a 0, o Athletico-PR e levantou o caneco. Os gols colorados foram marcados por Richarlyson e Júlio Cezar.
Após eliminar o Grêmio na semifinal, ao vencer por 3 a 2, nessa terça-feira (1), o Inter entrou em campo na Vila Olímpica com o objetivo de manter o troféu da Copa na Morada dos Quero-Queros. Na última edição, em 2023, a geração 2007 do Colorado também havia conquistado o primeiro lugar do torneio.
As duas equipes foram para o vestiário, no intervalo, empatadas em 0 a 0, após um primeiro tempo de um jogo disputado. No entanto, no retorno, não demorou para o Celeiro abrir o placar. Aos 3 minutos, Richarlyson aproveitou o rebote de uma cobrança de escanteio e abriu o placar. Júlio marcou o segundo com uma cobrança de pênalti perfeita.
Além do troféu geral da competição, o Celeiro de Ases conquistou três prêmios individuais. Júlio foi eleito o melhor atleta da final, além de artilheiro do torneio. Pietro foi o goleiro menos vazado.
O torneio é promovido pela prefeitura de Gramado (RS), com o apoio do Ministério do Esporte.
A Copa Gramado Laghetto Sub-16 é um dos principais torneios da categoria na América do Sul, e serve de vitrine para a descoberta de novos talentos do futebol brasileiro.
O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Athirson Mazolli, fez questão de registrar a importância do campeonato, que já está em sua quarta edição. “Gramado tem uma excelente estrutura esportiva, e o apoio do Ministério do Esporte ajuda a oportunizar a estrutura ideal para que os atletas dessa categoria desempenhem seu melhor jogo e, quem sabe, revelem grandes craques”, afirmou o secretário.