O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) recebeu um novo oficial para compor seu quadro: o capitão Luiz Fernando Pereira Bastos, que assume o comando da 1ª Companhia de Gramado, responsável pelo policiamento ostensivo dos municípios de Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café.
Como funciona a hierarquia da BM na região atualmente: A região conta com o Comando Regional (CRPO Hortênsias), com sede em Gramado e comandado pelo Coronel Ivens. O CRPO responde por onze cidades.
Dentro do comando são duas unidades: uma delas é o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1ºBPAT) com sede em Gramado e a outa é 2ª Companhia Independente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) com sede em Taquara.
A comandante do 1º BPAT Gramado é a Major Cláudia Maldaner. Dentro do 1º BPAT são duas companhias de policiamento ostensivo, a parte operacional, uma é a de Gramado e a outra de Canela. Bastos assume a Companhia de Gramado que corresponde a Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café.
Quem é o Capitão Bastos
Natural de Brasília /DF, o oficial ingressou nas fileiras da Brigada Militar em 2021, no Curso Superior de Polícia Militar, na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre. Após a conclusão e consequente promoção ao posto de Capitão, ocorrida em julho de 2022, o oficial foi lotado no Comando de Policiamento Metropolitano, onde exerceu suas atividades no município de Esteio/RS.
Filho de Militar da Marinha, o capitão Luiz Bastos relatou que seu pai sempre incutiu nele o gosto pela vida militar, inclusive estudou em colégio militar. Dessa forma tomou gosto pela carreira e depois de concluir o curso de Bacharel em Direito, prestou o concurso para oficial da Brigada Militar.
“Com a formação de uma nova turma de capitães, em julho desse ano, houve abertura de movimentações no Estado e eu escolhi vir trabalhar em Gramado”, destacou. Ele fala que conhecia a região, como visitante, e que as primeiras impressões foram muito boas: “Já pude perceber de início que a comunidade realmente abraça a Brigada Militar. Esse acolhimento é muito importante para o ambiente de trabalho”.
Sobre o trabalho a ser realizado, destaca que a ideia é manter o policiamento voltado a comunidade em geral, mantendo a sensação de segurança para os turistas que vem para a região. “Atender as demandas da comunidade e dessa forma contribuir para a retomada do turismo pós eventos climáticos ocorridos no ano. Quanto a repressão qualificada ao crime, vamos fazer uma análise e verificar as principais ocorrências, focar nesses pontos e diminuir ainda mais os índices criminais”, finalizou o novo comandante da 1ª Companhia de Gramado.