O Grupo Oceanic lançou, durante o Festuris, o anúncio do início das obras da nova atração. O anúncio teve a presença do representante do Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, do CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger e do CEO do Gramado Aquarium, Rodrigo Prado, entre outros.
O Gramado Aquarium será um marco no turismo do Rio Grande do Sul, apresentando inicialmente 23 habitats e reunindo mais de 425 espécies de animais de água doce e salgada. Durante o passeio, os visitantes poderão explorar a biodiversidade das águas quentes da floresta tropical, descobrir a beleza dos ambientes gelados e polares, e desvendar os mistérios dos oceanos.
O projeto do aquário, que segue as melhores práticas de bem-estar animal e educação ambiental, será totalmente voltado para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. O terreno, com mais de 100 mil m², preservará grande parte da área e contará com um investimento inicial de R$ 100 milhões em uma estrutura que contará com materiais metálicos e painéis térmicos, além de utilizar energias renováveis.
As obras do Gramado Aquarium estão programadas para começar ainda em 2024. E a previsão é de inauguração no primeiro semestre de 2026. O empreendimento estará localizado próximo à Linha Tapera e ao hotel Bangalôs da Serra.
O aquário também contribuirá para a geração de aproximadamente 200 empregos diretos e oferecerá diversas oportunidades para profissionais da área, como: veterinários, biólogos, oceanógrafos e zootecnistas. O Grupo Oceanic está firmando convênios com universidades do Rio Grande do Sul para desenvolver projetos e parcerias em pesquisa científica, incluindo a criopreservação genética de peixes.
O CEO do Grupo Oceanic, Kiko Buerger, agradeceu a participação da Prefeitura de Gramado, do Governo do Estado e do Ministério do Turismo na realização do Gramado Aquarium e destacou: “O projeto nasceu há quatro anos e está localizado a cinco minutos do centro de Gramado. Com mais de 100 mil m², vamos usar somente 6% da área para edificação em 23 habitats muito modernos e bem pensados. O processo de licenciamento iniciou há um ano e meio e esperamos inaugurar no primeiro semestre de 2026.”
O prefeito de Gramado, Nestor Tissot saudou a vinda para Gramado do “grande empreendimento, colaborando com nosso turismo e com uma contrapartida social, também gigante, para nossa cidade.”
Representando o Ministério do Turismo, Fábio Pinheiro, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, ressaltou a importância do evento para o setor e a competência de Kiko Buerger, “um jovem empresário que se destaca no turismo brasileiro, com trajetória em Balneário Camboriú e expansão para Gramado e São Paulo, gerando empregos e oportunidades.”