O relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), sobre a queda da Aeronave de pequeno porte em Gramado no dia 22 de dezembro de 2024, foi divulgado e traz novidades sobre o caso.
A aeronave, um Piper Air Craft não possuia caixa preta, decolou do Aeroporto de Canela às 9h12 da manhã chuvosa do domingo, e caiu três minutos depois em Gramado. A queda foi próximo a Avenida das Hortênsias, atingindo uma loja e uma pousada, além de casas vizinhas.
O relatório preliminar traz duas possíveis ocorrências relacionadas a queda: “voo controlado contra o terreno” e “perda de controle em voo”, representados, respectivamente, pelas siglas em inglês CFIT e LOC-I.
Segundo especialistas ouvidos pelo Portal Metrópoles, CFIT significa que a aeronave colidiu contra o solo sem falhas técnicas aparentes, o que poderia apontar falhas de percepção e ou desorientação espacial do piloto, além de erros de navegação.

Já o LOC-I estaria relacionado a perda de capacidade de voo controlado devido a fatores como condições meteorológicas adversas, falhas técnica ou erro humano, o que pode levar a queda da aeronave.
O relatório confirma também que antes da queda ocorreu um choque com a chaminé de um prédio vizinho ao local de contato com o solo.
O Cenipa deve apontar as responsabilidades pela queda do voo em seu relatório final, e o Aeroporto de Canela pode ser um dos nominados.
Mesmo com a divulgação do relatório preliminar, as investigações continuam e não existe prazo para conclusão e divulgação do relatório final.