Alunos e pesquisadores trabalham no desenvolvimento de APP para auxiliar turistas de São Francisco de Paula

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Pesquisadores, professores e alunos da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), com a parceria de professores e pesquisadores da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), estão desenvolvendo um aplicativo para conectar todos os agentes da cadeia produtiva de turismo de natureza e turismo rural do município de São Francisco de Paula.

Através desta tecnologia, via Android ou IOS, as pessoas que não conhecem o local passarão a ter uma ideia da região, das oportunidades de turismo, dos acessos, das distâncias e além de também poderem se programar, em termos de valores a serem gastos, durante a estadia em São Francisco de Paula. O aplicativo não busca somente visibilidade, mas também quer ajudar, efetivamente, o turista que quer vir à Serra Gaúcha, com uma viagem organizada e com planejamento financeiro.

Alunos e pesquisadores trabalham no desenvolvimento de APP para auxiliar turistas de São Francisco de Paula. Créditos: Divulgação.

Como parte central do aplicativo existe o Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza PRÓ- MATA, que está localizado em São Francisco de Paula, sendo um dos Hubs de tecnologia de atração de turistas e também de conexão com todos os agentes da cadeia de turismo. O PRÓ-MATA é uma área de conservação ambiental da PUCRS, com área aproximada de 3100 hectares, que recebe anualmente centenas de pesquisadores, professores e estudantes de diferentes instituições, brasileiras e internacionais. Desde a sua inauguração, são promovidas atividades de ensino, pesquisa e extensão sob a condução do Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA).

O aplicativo, que irá conectar os agentes da cadeia produtiva de turismo rural e de natureza, está em fase intermediária, com a parte de IOS e Android pronta. Em breve acontecerá o lançamento deste APP, restrito aos grupos que fazem parte do projeto. Até o final do período da pesquisa (em 2026) será possível lançar e disponibilizar, de maneira gratuita, aos turistas, para que esses possam acessar uma versão básica, com todas possibilidades mencionadas anteriormente.

“O aplicativo servirá para conectar os produtores rurais que ofertam produtos e serviços pela associação de produtores (agricultores familiares), às atividades turísticas, aos pontos históricos e aos roteiros culturais (serviços públicos) e aos operadores de turismo, à hospedagem, promoções e vendas de produtos e serviços (conexões locais)“, conta Augusto Mussi Alvim, coordenador do projeto.

Participam desta fase do projeto: Alessandra Costa Smolenaars Dutra, professora líder da equipe de alunos do curso de Engenharia de Software da PUCRS, e os alunos Giovanni Gonçalves Migon, Mariah Backes Freire, Gabriel Gioscia Velloso e Vinícius Costalunga Lima.

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade