O médico oftalmologista Rodrigo Pazetto, ex-presidente da Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, apresentou a prestação de contas das ações realizadas pela Visão em Gramado, a renovação do conselho, além de uma análise sobre o desenvolvimento regional e um panorama geral da situação atual.
“Nossa entidade nasceu com um propósito claro: ser uma agência de pensamento estratégico, capaz de visualizar caminhos onde outros veem apenas obstáculos. Nosso objetivo é apoiar empresas locais na resolução de problemas, fomentar e divulgar oportunidades de investimento e promover negócios, incentivando parcerias e cooperações”, destacou.
O ex-presidente da Visão também destacou os três pilares essenciais para a construção de uma sociedade moderna, criativa e impulsionadora de negócios: Setor público, com sua responsabilidade de estabelecer políticas e garantir direitos fundamentais. Setor privado, impulsionado pela busca legítima do lucro e pela construção de uma sociedade mais equilibrada. Sustentabilidade, que, segundo ele, “tem uma nobre missão, mas ainda opera sem escala, embora já gere impactos duradouros.”

Pazetto reforçou o auxílio prestado pela entidade ao município em momentos de crise, como durante a pandemia de Covid-19, em 2020, e as fortes chuvas que atingiram o estado em maio do ano passado.
“A Visão sempre esteve ao lado do poder público para gerenciar crises de forma estratégica e justa, minimizando impactos no turismo e na economia. Pensamos e colocamos em prática ações para contenção de danos e fortalecimento do setor turístico.”
Outros temas abordados por Pazetto incluíram a realização de eventos públicos, o papel da Gramadotur no fomento ao turismo, o planejamento urbano de Gramado, a saúde e a segurança da comunidade, além da política municipal e os desafios para projetar uma “Gramado do Futuro”.
Rodrigo Pazetto presidiu a Visão de 2021 até março de 2025. Seu sucessor é Jorge Maldaner, contador com mais de 30 anos de atuação em Gramado.