Mais de 30 toneladas de resíduos volumosos foram recolhidas desde o início do ano em Canela

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

O descarte inadequado dos resíduos volumosos faz com que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo alerte a comunidade quanto à importância de fazer o descarte de forma correta.

Conforme a diretora do Departamento de Coleta Seletiva da pasta, Laci Gross, só entre os meses de janeiro e fevereiro foram recolhidos cerca de 34.5 toneladas de resíduos sólidos volumosos nas ruas do município. Foram recolhidos 30.440 kg deste material no mês de janeiro e 4.140 kg em fevereiro. Isso sem contabilizar o mês de março que ainda não teve os números fechados. “É importante que o contribuinte não deposite estes resíduos nas calçadas, que deixem no pátio até ser realizado o agendamento para recolhimento, evitando a poluição“, orienta Laci.

Os ressíduos volumosos são dividios em:

– Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD): móveis, eletrodomésticos e outros utensílios, com até um metro cúbico.
– Resíduos sólidos gerados em eventos públicos: lona, armações de madeiras, entre outros itens.
– Animais de pequeno porte mortos: cachorro, gatos e outros até 50 kg.
– Resíduos comerciais e de construção civil são de responsabilidade do gerador segundo a Lei Federal nº 12.305 e Lei municipal n° 4.237/2028.


Conforme a Lei 4.237/2018, a coleta seletiva de resíduos especiais, que é o serviço de recolhimento de RSD, por sua composição, peso ou volume, necessita de transporte específico como móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. São pesados e destinados a reutilização, descaracterização e reciclagem, cujos rejeitos gerados serão pesados e encaminhados para aterro sanitário licenciado.
Fica estabelecido, ainda, no Artigo 2°, inciso II e IV, que não é permitido depositar tais resíduos em áreas públicas ou terrenos urbanos ou rurais, edificados ou não, resíduos sólidos de qualquer natureza; assim como depositar ou lançar em corpos d’água ou as suas margens, resíduos de qualquer natureza que causem prejuízo à limpeza urbana e ao meio ambiente.
O não cumprimento destes incisos implica em multa no valor de 5 VRM (Valor de Referência Municipal), além das sanções previstas no Decreto Federal 6514/08 ou o que vier a substituí-lo. Atualmente o Valor de Referência Municipal (VRM) equivale a R$ 182,74.

RECOLHIMENTO – Para recolhimento destes resíduos, os contribuintes devem realizar agendamento com a empresa contratada pelo município para a realização deste serviço através do contato: (54) 9 9676-5994. Ou se preferir levar até a Central de Triagem na Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias (COOCAMARH), localizada no Distrito Industrial, em Canela, nas terças e quintas-feiras. Mais informações sobre a coleta seletiva pelo contato (54) 9 9119-6412. Ou pelo e-mail

Deixe uma resposta

Fique por dentro das notícias

Digite seu endereço de e-mail para fazer parte do nosso mailing e ficar por dentro de todas as notícias

Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade

Espere um momento!

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que Acontece

Não se preocupe, você será notificado apenas quando houver conteúdos novos em nosso site.

Ao clicar em “Assinar”, você concorda com nossa Política de Privacidade