Em um evento na Calçada da Fama de Gramado nesta terça-feira, 8 de julho, foi instalada a placa com as mãos e assinatura da atriz Vera Fischer. A homenagem fez parte das atividades do 52º Festival de Cinema. No mesmo evento, foram fixadas as placas de outros artistas que tiveram suas mãos moldadas em 2024, como Andreia Horta, Fábio Assunção, Felipe Camargo, Jorge Furtado, Sophie Charlotte e Ângelo Antônio.
A cerimônia teve a presença do prefeito Nestor Tissot e da presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
“A Calçada da Fama é um projeto muito bacana e sabemos da importância do Tapete Vermelho para manter este glamour, esta fama e destaque para o Festival de Cinema com muitas mãos de artistas famosos sendo eternizadas”, destacou Rosa Helena.
“É um prazer para nós comandar esta ação no Festival, ajudando a comunidade a gerar memórias, lembranças e, principalmente, valorizar a cultura”, destacou o diretor da Wert, Giovani Ghisleni.
A Calçada da Fama, situada em frente ao Palácio dos Festivais, reúne placas de diversas personalidades do cinema nacional. Entre os nomes já presentes no local estão Antônio Pitanga, Cacá Diegues, Cauã Reymond, Dira Paes, Marcos Palmeira, Laura Cardoso, Antônio Fagundes, Selton Mello e Eva Wilma. A iniciativa busca preservar a memória do cinema brasileiro.
A tradição da Calçada da Fama foi retomada em 2022 por meio de uma parceria entre a Gramadotur, autarquia que organiza o festival, e a incorporadora Wert Estada & Co. A empresa é a responsável pela produção e instalação das placas finalizadas com uma mistura de liga metálica composta por cobre, zinco e chumbo, para garantir mais durabilidade nas placas que contêm as mãos e as assinaturas dos homenageados.
Para a próxima edição do festival, em agosto de 2025, a organização planeja dar continuidade à ação. A expectativa é que aproximadamente 15 novas personalidades sejam convidadas para ter suas mãos imortalizadas, mantendo a Calçada da Fama como uma das atrações do evento.