A empresa Olivas de Gramado, produtora de azeite de oliva extravirgem na Serra Gaúcha, obteve reconhecimento em uma competição internacional. O azeite Terroir Serrano, fabricado pela empresa, foi premiado no TerraOlivo 2025 – Concurso Mundial de Azeites de Oliva do Mediterrâneo, realizado em Israel.
O evento, que faz parte do circuito EVOO World Ranking, concedeu a medalha de ouro ao produto brasileiro após avaliação de 27 jurados internacionais. O Terroir Serrano é um azeite multivarietal das azeitonas Koroneiki, Frantoio e Picual, com notas de pimenta vermelha, avelã, frutas cítricas, bálsamo, salsão e tomate maduro. A edição deste ano do TerraOlivo contou com a participação de 558 azeites de 19 países.
Esta é a oitava premiação internacional para os azeites da Olivas de Gramado em seis anos de produção.
Histórico de Premiações:
- TerraOlivo 2025 (Israel): Medalha de ouro para o Terroir Serrano.
- EVOO International Olive Oil Contest 2025 (Itália): Medalha de prata para o Terroir Serrano. O concurso teve 707 inscritos de 28 países.
- Athena International Olive Oil Competition 2024 (Grécia): Medalha de bronze para o Terroir Serrano e para a Infusão Aromática de Azeite de Oliva Extravirgem com Nibs de Cacau.
- New York International Olive Oil Competition (NYIOOC) 2023 e 2024 (EUA): Medalha de prata para o Terroir Serrano – Blend de Campo Multivarietal.
- Flos Olei 2022 e 2024 (Itália): O Terroir Serrano foi incluído no catálogo que lista 500 azeites extravirgens.
André Bertolucci, sócio e mestre de lagar do Olivas de Gramado, afirmou que esta foi a primeira participação da empresa no concurso em Israel. “O Terra Olivo Israel é um dos concursos mais tradicionais do setor oleícola internacional. Foi a primeira vez que participamos, e já conquistamos o nosso primeiro ouro, o que nos traz a certeza de estarmos no caminho certo, fazendo um dos melhores azeites de oliva do mundo”, declarou Bertolucci.