O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, foi recebido na tarde desta terça-feira, dia 16, no Palácio Piratini pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Na ocasião, Fedoca, que também representou os prefeitos que integram a Amserra, apresentou ao Governador as demandas da comunidade e os pedidos e justificativas para que Gramado e os municípios vizinhos não permaneçam na Bandeira Vermelha.
Após o encontro, o Governador determinou aos técnicos da Secretaria da Saúde do RS e do Palácio Piratini, que analisem a possibilidade de Gramado, Canela e os municípios vizinhos formarem uma nova região no mapa de distanciamento adotado pelo Governo. Também foi determinado que o período de avaliação pelo Governo muda de 14 para 7 dias, o que representa uma grande vitória para as pretensões gramadenses.
Atualmente, Gramado e Canela pertencem a região de Caxias do Sul no mapa, principalmente pela quantidade de leitos de UTIs disponíveis. Isso ocorre pois, Canela não possui nenhum leito de UTI e Gramado possuiu 18 leitos de UTI. em caso de lotação destes leitos, normalmente as cidades direcionam os pacientes mais graves para os hospitais de Caxias do Sul.
“Fomos bem recebidos, mas o governador está cauteloso em relação aos últimos números do Covid-19, os quais não envolvem Gramado, cuja atuação não pode ser criticada desde o surgimento da pandemia até os dias de hoje. Mas vamos aguardar a promessa realizada de reexaminar a questão das microrregiões e a reclassificação das bandeiras”, comenta o prefeito Fedoca.